quarta-feira, 10 de abril de 2013

Orquestra de Câmara de Curitiba usa a música para descrever países





A Orquestra de Câmara de Curitiba preparou um passeio auditivo para este fim de semana, com o espetáculo “Música da terra, a música descrevendo um país”, dentro da temporada 2013 de concertos patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. No programa estão obras do russo Kara Karayev (1918 – 1982), do norte-americano Aaron Copland (1900 – 1990), do tcheco Leos Janacék (1854 – 1928) e de Alexandre Brasolim (1969), paulista radicado em Curitiba, que também é o comentarista do concerto, além de responsável pela direção musical.

As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (12), na Igreja Batista do Cajuru, com entrada franca, e às 18h30 de sábado (13), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, com ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Antecede a sessão na Capela a palestra de Alexandre Brasolim, que tem início às 17h45. A proposta da Fundação Cultural de Curitiba de introduzir breves comentários de especialistas nos concertos da Camerata Antiqua, Orquestra de Câmara e Coro da Camerata tem por objetivo permitir ao público melhor apreciação da produção de grandes compositores.

A Orquestra de Câmara ainda oferece mais uma oportunidade para participar desta viagem musical, abrindo as portas da Capela Santa Maria para o ensaio geral do concerto, às 10h de quinta-feira (11), com entrada franca.



Os compositores – O estilo de composição de Aaron Copland (1900 – 1990), considerado uma marca norte-americana, poderá ser conferido com a execução de “Primavera nos Apalaches – Suíte para Orquestra”. Do compositor e folclorista tcheco Leos Janácek, a escolha recaiu sobre a “Suíte para Orquestra de Cordas”, cujos títulos de cada movimento foram originalmente tirados de suítes de dança antiga. A obra mostra ao ouvinte a consciência de canção popular do autor, que mais tarde tornou-se sua assinatura musical.

A obra “Duas Miniaturas”, de Kara Karayev, foi extraída do balé “As Sete Beldades”, baseado em libreto do poeta Nizamihi, e depois adaptada pelo compositor em uma suíte sinfônica de sete danças. As duas peças, de inspiração folclórica, são escritas para orquestra de cordas e deixam transparecer em sua totalidade a rica concepção melódica de Karayev.

Em “Alma Brasileira”, de Alexandre Brasolim, revela-se a forte influência da música popular brasileira na escrita do compositor. Após uma primeira parte alegre, com uma harmonia bastante nacional e uma melodia rica em contracantos, com um pouco de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, chega-se a uma segunda parte mais tranquila e expressiva, sempre misturando acordes clássicos com populares, sem perder a atmosfera brasileira. Ainda nessa segunda parte, percebe-se a influência da bossa nova e do impressionismo, que é algo dominante nas composições de Alexandre.



O palestrante – Alexandre Brasolim é natural de São Paulo e vive em Curitiba desde  1993. Começou seus trabalhos musicais muito cedo, aos dez anos de idade, quando já estudava composição, regência, arranjo e orquestração. Após um ano de constantes estudos, passou a se dedicar também à flauta, música barroca e violino.

Participou de vários cursos e festivais dentro e fora do Brasil, entre eles o Festival de Campos do Jordão, encontros de orquestras de São Paulo, edições da Oficina de Música de Curitiba e o Primeiro Encontro Latino-americano de Orquestras, Críticos e Regentes, em La Plata (Argentina).

Convidado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Alexandre representou o Brasil no Festival de Orquestras das Américas, em San Juan (Porto Rico), onde foi concertino da orquestra do festival. Desde 1985 tem se dedicado a compor, arranjar e orquestrar obras para as mais diferentes formações instrumentais, desde pequenos grupos até grandes bandas e orquestras completas.







Serviço:

Apresentações do espetáculo “Música da terra, a música descrevendo um país”, a cargo da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Alexandre Brasolim, na temporada 2013 de concertos, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. No programa estão obras do russo Kara Karayev (1918 – 1982), do norte-americano Aaron Copland (1900 – 1990), do tcheco Leos Janacék (1854 – 1928) e de Alexandre Brasolim (1969), paulista radicado em Curitiba, que também é o palestrante do concerto.

Datas e horários:

Dia 11 de abril de 2013 (quinta-feira), às 10h, ensaio aberto na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), com entrada franca.

Dia 12 de abril de 2013 (sexta-feira), 20h, na Igreja Batista do Cajuru (Rua José Rissato, 93 – Bairro Alto), com entrada franca.

Dia 13 de abril de 2013 (sábado), às 18h30 – Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), com ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Nessa ocasião, acontece palestra de Alexandre Brasolim, com início às 17h45.

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