quarta-feira, 24 de abril de 2013

CAIXA CULTURAL CURITIBA REALIZA A PRÉ-ESTREIA DE KINOCLOWN





Com técnicas do clown, o documentário aborda a relação documentarista-documentado





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxima terça-feira (30), a pré-estreia do documentário KinoClown, sob o risco do ridículo, realizado por Bruno Mancuso, Camila Jorge e Jessica Candal. Após a exibição do filme, haverá um bate-papo entre o público e os realizadores. O projeto conta com incentivo da Caixa Econômica Federal por meio da Lei de Mecenato Municipal.



O documentário apresenta uma pesquisa estética em que os documentaristas se apropriam de técnicas de palhaço para abordar a relação com os documentados. Os realizadores acreditam que dessa maneira é possível transformar a relação do documentarista com o “outro”, tendo em vista questões como status, exposição e intimidação entre quem empunha a câmera e quem está diante do equipamento. Os três “kinoClowns”, cada um com sua câmera e nariz vermelho, investigam essas possibilidades, nem sempre bem sucedidas.



Para o realizador Bruno Mancuso, a ideia de abordar a relação entre documentarista e documentado não é nova. “Existe uma relação de status entre quem tem o domínio do dispositivo audiovisual e da elaboração do material-discurso e quem não tem. KinoClown, sob o risco do ridículo nasce do desejo de encontrar modos alternativos de estabelecer essas relações, se aproveitando da convenção do ‘palhaço’ para isto”.



Mancuso destaca que o uso das técnicas de palhaço nessa pesquisa evidencia a exposição do documentarista, que ao invés de se esconder, aparece na condição do ridículo. Dessa forma, o documentarista fica desprotegido e fragilizado, facilitando a relação com o documentado. “Estou convencido de que o palhaço, quando exibe ao público suas experiências, deixa-o confortável, em uma posição levemente superior, mas que por outro lado, secretamente, cria uma identificação”, afirma o realizador.





Serviço:

Documentário: KinoClown, sob o risco do ridículo

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 30 de abril de 2013 (terça-feira)

Hora: terça-feira às 20h

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados a partir das 19h na bilheteria do teatro

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos

Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: