sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Professores estrangeiros da 31ª Oficina fazem recital de flauta e alaúde







            Concertos diários, ao meio-dia e meia, no Sesc Paço da Liberdade, são uma opção para o público que quer aproveitar a hora do almoço para apreciar algumas das atrações da 31ª Oficina de Música de Curitiba. Já nesta sexta-feira (11), os professores William Carter, dos Estados Unidos, e Rachel Brown, da Inglaterra, que integram o núcleo de música antiga da 31ª Oficina de Música, fazem um recital solo de flauta e alaúde, dois instrumentos característicos da música barroca.

Serão apresentadas duas peças de Johann Sebastian Bach. A primeira é a Suíte para alaúde em Sol menor, que será executada por William Carter. Em seguida, a flautista Rachel Brown apresenta a peça Partita em Lá menor.

            Além de alaúde, William Carter ensina na Oficina de Música técnicas de teorba e guitarra barroca. A música antiga é a especialidade desse americano, nascido na Flórida, que buscou aperfeiçoamento nas escolas europeias e atualmente vive em Londres, como professor da Guildhall School of Music and Drama. Faz parte do grupo The Palladian Ensemble, com quem realizou inúmeras turnês pela Europa, Ásia e Américas. Também atua como alaudista principal da Academy of Ancient Music e o The English Concert. Gravou vários CDs e o seu algum solo “La Guitarra Española”, gravado em 2007, recebeu o prêmio Gramophone Editor’s Choice.

            Rachel Brown é colega de William Carter na Academy of Ancient Music, de Londres, onde atua como flautista principal. O reconhecimento como uma das principais flautistas de música antiga decorre de suas gravações de obras de Quantz, Schubert, Boehm, Bach, Handel e Telemann. Ela é fundadora e solista da London Handel Players. O interesse pela difusão das obras completas desses compositores fez com que Rachel Brown lançasse o seu próprio selo discográfico e editora, a Uppernote.



A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



            Serviço:

            31ª Oficina de Música de Curitiba

            Recital solo de alaúde e flauta transversa com William Carter e Rachel Brown

            Local: Sesc Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 180 – Centro

            Data e horário: 11 de janeiro de 2013 (sexta-feira), às 12h30

            Entrada franca.

Nenhum comentário: