segunda-feira, 12 de março de 2012

Um rosto bonito The wife's tale de Lori Lansens




Um rosto bonito
The wife's tale

de Lori Lansens


Tradutor: Fal Azededo


Páginas: 403




Lori Lansens é conhecida internacionalmente por romances que levantam assuntos importantes. Em seu primeiro livro, trata do abandono de crianças pelos pais; no segundo, do nascimento de irmãs siamesas. Em Um rosto bonito, Lori apresenta a questão da obesidade e do amor próprio, mostrando que o sucesso está sempre na mão de cada um e que rótulos foram feitos para serem quebrados.

Mary trabalha numa farmácia, tem 43 anos, 1,67 metro de altura, pesa 150 quilos e está se preparando para a comemoração de bodas de prata com o alto e bonito Jimmy Gooch. Contudo, ele desaparece, deixando-lhe um estranho bilhete e uma conta com razoável quantia. Assustada e sem compreender o porquê de tal atitude, Mary sai em busca de seu amado. Para muitos pode parecer normal, mas ela nunca esteve em um aeroporto, não sabe usar celular e se assusta com qualquer problema financeiro.

Apesar do isolamento do mundo e da inércia em virtude, sobretudo, das gozações que recebe na vizinhança, a determinação e a meiguice da protagonista vão conquistar o leitor desde o início, fazendo-o se divertir, até mesmo, com os desejos alimentares que a atingem durante todo o dia.

Lori Lansens trata de questões importantes, como a busca incessante pelo corpo perfeito e a não aceitação das pessoas diante de quem escolhe não seguir um script “ideal”. Além disso, traz à tona o debate sobre estar ou não apaixonado. Muitos leitores pensarão que Mary é louca pelo marido. Outros, que ela se acostumou com a vida e que tem medo de mudanças profundas. Qual será a verdade?


A CRÍTICA
“Eu prometo: você nunca esquecerá essa história extraordinária [...] a mistura de comédia e tragédia que Lori Lansens produz tocará o leitor profundamente.” (Isabel Allende)

“Um relato sensível mas cômico da luta de Mary contra a obesidade. Um rosto bonito nos traz mais do que a luta pelo autoaperfeiçoamento: há reflexões sobre o amor e a família. Lansens tem muito a dizer.” (New York Sunday Times Book Review)

Lori Lansens era uma roteirista de sucesso antes que ela estourasse na cena literária em 2002 com seu primeiro romance Road Home Rush. Traduzido para oito línguas e publicado em onze países, Rush Road Home recebeu elogios ao redor do mundo. Seu romance
The Girls, foi um sucesso internacional, também. Os direitos foram vendidos em 13 territórios, e considerado book-club pick by Richard & Judy no Reino Unido, vendendo 300.000 cópias. Nascida e criada em Chatham, Ontario, Lori Lansens agora reside em Los Angeles com o marido e dois filhos.


A AUTORA
Lori Lansens nasceu e foi criada em Chatham, Ontario, uma pequena cidade no Canadá, com uma história notável e uma coleção de personagens excêntricos. Vivendo com sua família no sul da Califórnia, ela não poderia resistir ao apelo de seu fictício condado de Baldoon quando começou a escrever Um rosto bonito, seu livro de estreia no Brasil. Lori tem escrito diversos roteiros.







UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: