quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vozes do Éden




Vozes do Éden
Título Original: As in Eden
de R. M. Lamming

Tradutor: Sibele Menegazzi

Páginas: 280


Um livro de frescor e poder surpreendentes, Vozes do Éden, de R.M.Lemming, retrata momentos cruciais de sete fortes personagens bíblicas femininas, do Gênesis, do Êxodo e dos Evangelhos, com clareza e paixão universais.

O autor analisa Eva, banida do Éden e mãe de Caim e Abel, que assiste horrorizada os seus filhos aprenderem a se odiar. Também apresenta a filha do Faraó, incapaz de ter filhos, que salva Moisés do Nilo e o cria como filho, para perdê-lo quando ele descobre a verdade sobre a própria identidade. E Cláudia Prócula, esposa de Pôncio Pilatos, que enfrenta sua raiva, bem como o pânico e a teimosia de seu marido, quando este ignora o aviso que ela manda pouco antes de ele condenar um homem à morte. As demais são: Sara, a esposa de Abraão, Marta, Agar e a mulher de Jó.

Em muitas passagens, a Bíblia fala muito superficialmente dos acontecimentos, principalmente aqueles que envolvem as mulheres, e o que o leitor sabe, em alguns casos, é extremamente limitado. Diante disso, Lamming descreve maravilhosamente bem a amargura do sexo feminino, um fio condutor dos contos em que as mulheres atormentadas se rebelam contra a Divina Providência.

Vozes do Éden é um romance épico, ainda que íntimo, com histórias inesquecíveis de mulheres fortes e seus homens na sua busca de significado interior à luz das circunstâncias extremas.

O AUTOR
R.M. Lemming nasceu e cresceu na Ilha de Man. É autora de In the Dark e de The Notebook of Gismondo Cavalletti. Vozes do Éden é sua estreia no Brasil.

Leia um trecho do livro

Nenhum comentário: