quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

“Sinfonias Concertantes” nos acordes da Orquestra de Câmara

O espetáculo “Sinfonias Concertantes”, a cargo da Orquestra de Câmara de Curitiba, toma conta do Canal da Música, às 20h30 desta sexta-feira (13), sob a direção musical de Maurício Aguiar. A apresentação, dentro da agenda da 30ª Oficina de Música de Curitiba, leva ao palco solistas internacionais que atuam como professores da Oficina. No repertório está a obra “Sinfonia Concertante para violino, viola e orquestra em Mi bemol maior K.364”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), mais a “Sinfonia Concertante para sopros e orquestra em Mi bemol Maior K (3) 297b”, trabalho atribuído a Mozart.

Numa celebração da linguagem universal da música, participam do encontro professores de vários países. O canadense David Lefevre, cuja vinda ao Brasil conta com o apoio cultural do Escritório do Quebec em São Paulo e da Air France KLM Brasil, responde pelo solo de violino. No clarinete, o virtuosismo do francês Olivier Patey, ao lado do trompista esloveno Boštjan Lipovšek e do fagotista português Rui Lopes. Do Brasil estão Alexandre Razera (viola), que desenvolve carreira artística na Alemanha, e Isaac Duarte (oboé), atualmente trabalhando na Suíça, na Orquestra da Tonhalle de Zurique.

O repertório leva ao público o gênero “sinfonia concertante”, que incorpora elementos da sinfonia e do concerto. Geralmente escrita para dois ou mais instrumentos solistas e orquestra, a sinfonia concertante foi um gênero particularmente popular no século 18.



Direção musical – A Orquestra de Câmara de Curitiba, que já se apresentou em inúmeras cidades brasileiras e participou de todos os principais festivais de música do país, apresenta-se nesta sexta-feira (13), sob a direção musical do brasileiro Maurício Aguiar. O músico reside há mais de 20 anos nos Estados Unidos, onde atua como primeiro violino da Orquestra Sinfônica de Cincinnati. O violinista venceu vários concursos no Brasil, além de ter integrado o Quarteto Amernet e realizado diversos concertos nos Estados Unidos.



Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.



Serviço:

30ª Oficina de Música de Curitiba

Espetáculo “Sinfonias Concertantes”, a cargo da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Maurício Aguiar, tendo como solistas David Lefevre (violino), Alexandre Razera (viola), Isaac Duarte (oboé), Olivier Patey (clarinete), Boštjan Lipovšek (trompa) e Rui Lopes (fagote)

Data e horário: dia 13 de janeiro de 2012 (sexta-feira), às 20h30

Local: Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês)

Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Nenhum comentário: