A conferência “What Design Can Do”, que será realizada em Amsterdã nos dias 26 e 27 de maio, celebra o poder do design e sua capacidade para resolver problemas. O evento apresenta o design como um catalisador de mudanças e renovação e uma maneira de encaminhar as questões da sociedade nos tempos atuais. É a busca de soluções reais para problemas reais. A curadora e crítica em design brasileira Adélia Borges será uma das palestrantes.
Criada por designers holandeses que sentiram a responsabilidade de tornar sua profissão mais útil para a sociedade, a conferência reúne 22 palestrantes, entre os quais Deyan Sudjic, diretor do London Design Museum; Oliviero Toscani, polêmico fotógrafo e diretor de arte da Benetton; e Li Edelkoort, “cool hunter” holandesa. Um livro será publicado ao final do evento, e para ele quatro palestrantes foram convidados a escrever artigos. Adélia é uma das autoras.
“Design não deve se tornar um esperanto” é o resumo da ideia que Adélia Borges vai desenvolver em sua palestra, que irá mostrar como, na atualidade, a via única centro-periferia está abrindo caminho para um fluxo de informação mais diversificado e multilateral. Essa mudança tem grande impacto no design e pode fortalecer as expressões culturais locais, criando novas oportunidades para os países do hemisfério sul se destacarem no cenário internacional.
Veja também
www.whatdesigncando.nl – com textos e entrevistas com os palestrantes do evento
www.adeliaborges.com – uma apresentação das atividades de Adélia Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário