sexta-feira, 6 de maio de 2011

Agenda MAIO - CLP

:: Dia 5 | quinta-feira

Auditório, 21h00

Conferência “A impossibilidade de Deus em John D. Caputo”, por Henrique Pinto

Doutorado pelo Heythrop College (Universidade de Londres); jornalista com carteira profissional; autor e editor de alguns trabalhos, publicados em inglês, português e italiano; comentador de televisão em assuntos sociais, culturais e inter-confessionais; esteve ligado à missionação católica durante vários anos, em países como a Itália, Inglaterra, Quénia, Tanzânia e Timor-Leste; fez parte da direcção dos Missionários da Consolata, e foi secretário nacional da animação missionária da mesma congregação religiosa; investigador e professor na Universidade Lusófona; membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Lusófona e do CEP CEP da Universidade Católica; orador em diversas conferências nacionais e estrangeiras, que vão desde Toronto (Canadá) a Cork (Irlanda); sócio fundador da Associação CAIS e da Associação UNIVERSOS, para o diálogo intercultural e religioso; membro da direcção e director executivo da Associação CAIS; Presidente da Associação Universos; em 2010 recebeu a Campânula de Mérito em assuntos sociais, económicos e culturais, da Câmara Municipal de Seia; foi convidado a candidatar-se ao prémio de Maior Motivador Nacional e foi um dos nomeados para o Prémio Nacional em Marketing Social ; entre as suas mais recentes causas está a criação (em curso) do MAS (Movimento de Actores Sociais), o Dia da Não Cobrança (Fraternitas’ Day) e o Movimento Pobreza Ilegal (MPI).

:: Dia 6 | sexta-feira

Auditório, 19h00

Concerto/lançamento do livro-CD “Em Meu Crepúsculo”

06_Em Meu Crepúsculo_capa.jpg


Com poesias de Fernando Dias Ferreira, a interpretação musical do maestro António Victorino D’Almeida e a voz de Carla Salgueiro. A apresentação do livro será feita pelo jornalista Carlos Magno.

Auditório, 21h30

A Palavra sobre a Palavra

Ciclo em homenagem a Eduardo Prado Coelho

06_Albano Martins.jpg


Convidado: Albano Martins (Escritor)

Apresentado por: Fernando J. B. Martinho (Ensaísta)

Os organizadores: pelo Pen Clube Português (penclubeportugues.org)

Maria João Reynaud e José Rui Teixeira & Clube Literário do Porto

Piano bar, 23h00

Jazz no CLube

André Sarbib, piano, voz e bass pedal

:: Dia 7 | sábado

Auditório, 21h30

Apresentação do Livro “Vozes do Pensamento”, de Isabel Rosete

07_Vozes do Pensamento.jpg


Sinopse:
“Vozes do Pensamento” é a primeira obra individual que dou a conhecer em Portugal, sob a chancela da Editora Ecopy. Porém, a primeira de um projecto de quatro que lhe sucedem de imediato, a publicar em 2011/2012.

Exterioriza, como o próprio título indica, as Vozes que há muito ecoam no meu Pensamento, viajante por todos os lugares reais e imaginários, vívidos ou sonhados, projectados nessa eterna busca pela Verdade e pela Sabedoria, pela aura das essências que, amiúde, se nos ocultam. Talvez esteja a «fazer Filosofia através da Poesia», nesta Obra para Espíritos Críticos, como sugerem alguns dos meus leitores habituais.

Trata-se de um desabafo da minha Alma e do meu Corpo sobre mim mesma e sobre o Mundo, tal como ele é e se me apresenta em todas as suas dimensões – onde a Discriminação não tem lugar, nem Hipocrisia, nem Intolerância – o qual corresponde, não tenho dúvida, a muitos outros desabafos da generalidade das Almas de tantos outros seres humanos, meus pares.

É um livro intimista e altruísta, onde os indignos actos dos Homens são condenados dos pontos de vista ético, social e político, e os seus nobres feitos celebrados, na Transparência da sua autêntica Realidade.

Nota biográfica: Licenciada em Filosofia (Ramo de Formação Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL); Curso de Mestrado em «Estética e Filosofia da Arte», pelo (FLUL); Doutoranda, na mesma área de investigação, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, com o projecto de Tese «Uma Poética da Música em Martin Heidegger: os Domínios da Poesia e o Canto dos Poetas»; Curso de Estudos Superiores Especializados em «Gestão e Administração Escolar» (vertente de Psicologia da Educação), pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho do Porto; Professora de Filosofia e de Psicologia; Investigadora, escritora e poeta, com publicações impressas; Palestrante – Filosofia, Psicologia, Arte, Estética, Poesia, Literatura, Educação; Formadora – Filosofia, Psicologia, Arte, Estética, Poesia, Literatura, Educação; Empresária de “Criação Artística e Literária”; Membro do “Grupo Poético de Aveiro” (GPA); Membro do “Movimento Internacional Lusófono” (MIL).

Piano bar, 18h00

Apresentação das peças para Guitarra de Paulo Bastos, interpretadas pelo guitarrista Rui Gama

Galeria da Cave, 18h00

Inauguração da exposição de pintura de Odete Pinheiro

Piano bar, 22h00

Recital dos alunos finalistas do Conservatório de Música do Porto

Piano bar, 23h30

"Eros e Psique: Palavras à Meia-Noite" – nova tertúlia

"Excursões às portas da Meia-Noite pelas palavras e pelos silêncios que Eros e Psique dizem e não dizem entre si. Eros e Psique, ou seja, o Fogo e a Borboleta, matérias mutuamente contrárias e atractivas que se tocam com e se transformam. A esta relação chama-se Vida e às suas expressões chama-se Arte. Com a intenção de apreender a unidade entre Eros e Psique, assim como entre Vida e Arte, estas excursões recorrem, em particular, ao transporte de Poiesis e à sua proximidade essencial com gestos musicais e dramáticos. Metodologicamente, este acontecimento visa estimular leituras, escritas e expressões originais, partindo de Criações contemporâneas e outras ainda sem forma bem definida, pós-contemporâneas, ainda no processo de viagem do Futuro para Agora - e vice-versa."

Os intervenientes serão sobretudo estudantes criativos de Psicologia e outras ciências leves.

Dinamizador: Paulo Jesus

:: Dia 8 | domingo

Auditório, 17h30

Cooltiva-te

08_Cooltiva-te.jpg


Para saber a programação, mais detalhes e informações sobre esta e futuras sessões, visite o website: http://cooltivate.wordpress.com/

:: Dia 8 | domingo

Piano bar, 18h00

Lançamento do livro “Teatro Popular da Minha Terra”, de Maria José Fraqueza

Apresentação da obra a cargo de Jorge Ferro Rosa

08_Teatro Popular da Minha Terra.jpg


Sinopse:
“Teatro Popular da minha terra” é uma obra única na cultura tradicional algarvia que traz à memória os costumes e as tradições desta terra sulina magistralmente recontadas pela autora, fazendo-nos viajar através das memórias, nunca esquecidas, e aqui cuidadosamente preservadas, recortadas na poesia e no humor que tão bem definem o sentir e o viver do povo algarvio.

A somar às Pragas Algarvias, Lendas Algarvias, Alcunhas e Apelidos e Histórias da Minha Terra chega-nos agora o Teatro que não se circunscrevendo ao papel, Maria José Fraqueza encena e leva até ao público a materialização da magia da palavra.

A tradição oral está gravada nas páginas deste livro através dos diálogos simples mas ricos na tipicidade da língua falada a Sul como também na retratação dos seus usos e costumes.

Sobre a autora: Maria José Fraqueza nasceu e vive na Fuseta, onde tem uma Casa Museu, cujo espólio cultural da autora poderá ser apreciado. Professora aposentada do ramo Secretariado e Tecnologias de Informação. Tem dedicado parte da sua vida a uma actividade cultural intensa donde ressaltam as seguintes: poesia, canto, rádio, marchas populares, jornalismo, pintura, jogos florais, teatro. Tem cerca de 18 livros publicados sendo 12 de poesia e 6 de prosa. Autora inscrita na Sociedade Portuguesa de Autores.

Na mesma altura será ainda apresentado o livro “Alma Algarvia”, igualmente da autoria de Maria José Fraqueza

:: Dia 12 | quinta-feira

Piano bar, 22h00

Quinta Essência

Tózéguitarras, música

Manuela Leitão, declamação de poemas

Tema: Zeca Afonso

Convidado: Carlos Andrade

:: Dia 13 | sexta-feira

Piano bar, 19h00

Dicutir os Clássicos

Obra em discussão “Memórias de uma nota cega”, de Joaquim Paço d’Arcos

Orientação de Ricardo Miguel Gomes

Piano bar, 22h00

Concerto com o grupo de câmara da Banda Sinfónica Portuguesa

:: Dia 14 | sábado

Piano bar, 10h00-12h00

Oficina de Construção de Instrumentos Musicais para profissionais da Educação e Animação Cultural, com Indalécio Paiva

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Galeria da Cave, 14h30-16h30

Workshop de Percussão com Paulo das Cavernas para crianças dos 9 aos 12 anos

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Galeria da Cave, 17h00-19h00

Workshop de Percussão com Paulo das Cavernas para adolescentes dos 13 aos 15 anos

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Piano bar, 18h00-19h30

Cultura Integrada

“Eu e o azulejo” - aprender a pintar em azulejo

14_Eu_e_o_Azulejo.jpg


Orientadora: Elsa Reis (ceramista e pintora)

Este trabalho está aberto a todas as idades e é de entrada livre, mas requer inscrição

Inscrições e mais informação: mariadelinalopes@yahoo.com

Dinamizadora: Maria Adelina

Auditório, 21h30

Tertúlia sobre “As consequências do assédio sexual no trabalho para a saúde das vitimas”

Oradores: Júlio Machado Vaz e Gabriela Moita

Moderadora: Ana Cristina Pereira (jornalista do "Público")

Galeria piso 2, 21h30

Apresentação do livro "Florbela Espanca, vida e alma de uma poetisa", de José Carlos Fernández

Apresentação a cargo da Drª Fina D'Armada

14_FlorbelaEspanca_capa.jpg

«Ecos longínquos de ondas... de universos...
Ecos de um mundo... de um distante Além,
De onde eu trouxe a magia dos meus versos!»
In Florbela Espanca, «Sou eu!» - Charneca em Flor

Nestas páginas, o leitor encontrará um retrato da vida e da alma da nossa maior poetisa portuguesa. As cartas, o seu Diário, os contos que ela escreveu, os acontecimentos que viveu, factos objectivos na teia do mundo, permitem-nos conhecer melhor esta inspirada artista da palavra, Florbela Espanca. E, ainda, penetrar no labirinto e no jardim encantado da suas íntimas vivências e imaginação: Claustro de Saudade e Beleza do qual nunca sairemos iguais a quando entramos. Pois Ela reina nele como puro símbolo e sacerdotisa do Eterno Feminino, nesse Amor inextinguível por tudo e todos, que converteu nas jóias alquímicas e transfiguradoras de seus poemas.

No prefácio que escreveu para este livro António Cândido Franco afirma:

“Talvez aquilo que mais parece de assinalar no trabalho que de seguida se lê seja mesmo o escrúpulo com que o autor procede no levantamento da vida que escreve. É um tal processo que nos permite afirmar que em nenhum momento este trabalho confunde biografia e romance, risco maior e para bem dizer inevitável para qualquer biógrafo.”
Apesar de muitos defenderem que “o centro de interesse do leitor de poesia é o texto a ler”, a verdade é que “é impossível ao estudioso fazer de conta que a obra que lê vive por si só, sem autor”. Foi este o objectivo do autor, que procura dar-nos um retrato fiel do que foi a vida desta grande poetisa e a influência que as suas venturas e desventuras tiveram na sua obra.
Através da leitura da sua correspondência com amigos, familiares, editores, escritores e outros destinatários, complementada com citações de poemas, contos e outros escritos de Florbela, o leitor constrói uma imagem muito real do que foi a sua vida, desde o nascimento até à morte, trágica e condenável para uns, lúcida e sublime para outros. O autor fez um enorme trabalho de recolha e selecção, digna dos maiores elogios.
Os textos de ligação são de uma grande elevação, escritos numa prosa poética, dignos de enquadrar a beleza dos poemas e textos de Florbela citados.”

Sobre o autor: José Carlos Fernández é escritor, investigador e Director da Nova Acrópole em Portugal, desde 2004. Tem colaborado em muitas revistas, mormente na Esfinge e Cuadernos de Cultura. Realizou os guiões para os documentários: La Córdoba Omeya y Romana, Simbolismo en la Pintura de Julio Romero de Torres e Simbolismo da Arte Tibetana.
Autor do livro Córdoba Eterna e do romance histórico A Viagem Iniciática de Hipátia, coordenador das edições Grécia Mágica, Atlântida: Mito ou Realidade, Os Templários e o Caminho de Santiago e Valores Eternos.
Lecciona cursos na Associação Cultural Nova Acrópole sobre Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, História da Filosofia, Psicologia, Simbolismo da Arte, Oratória e Dialéctica.
Proferiu cerca de mil conferências sobre mais de uma centena de temas científicos, literários, artísticos e históricos – sempre no seu aspecto humanista – que são um testemunho de um labor incansável na demanda e divulgação dos pilares da cultura que são os pilares da alma humana. Reside, com a sua esposa, em Portugal desde 2004, e em Lisboa há cinco anos, onde dirige as revistas Acrópole e Conhece-te a ti mesmo.

Piano bar, 22h00

Recital com alunos da Academia de Música de Costa Cabral

:: Dia 15 | domingo

Piano bar, 16h00

Workshop Libertar a Voz

Combinando diferentes técnicas... Liberte a voz

Orientadora: Daniela Mayan

Destinatários: Cantores, actores e quem quiser cantar!!!

Reconheça a sua voz ou vozes que tem em si e divirta se!!

Serão introduzidas técnicas que aprendi na Dinamarca, as variantes de som e cor na voz, interpretação etc.

A apresentação é sobretudo prática.

Duração: 45 minutos(variando com o numero de participantes)

Preço: intervenientes 15 euros, ouvintes 10 euros

N.º máximo de intervenientes: 4/5

Inscrições: danielamayan@gmail.com

Piano bar, 18h30

Apresentação do livro “Manhãs Inquietas”, de Jorge Vieira

Apresentação da obra a cargo de Nassalete Miranda e participação musical do pianista Manuel Moura


15_Manhas Inquietas.jpg


Jorge Vieira nasceu em 1952 , na freguesia de Miragaia, Porto.

Animado pela sonoridade da Poesia, a partir dos 16 anos e quando frequentava o liceu, apaixonado pelos clássicos da poesia portuguesa, cedo começou a escrever os seus poemas.

Começou por se dedicar a fazer rádio, primeiro em Angola, onde vivia, e, já depois do regresso ao Porto, na RDP Antena 1 e na extinta Rádio Activa - O Som do Porto, com o programa “Hora Poética”.

Actualmente, dedica-se a organizar e coordenar eventos culturais, no Majestic Café, no Café Guarany, no Grupo de Estudos Brasileiros do Porto (do qual é responsável cultural), na Junta de Freguesia do Bonfim, representando os Poetas daquela Freguesia, no Café Progresso, em parceria com a Livraria Poetria, nos Cafés Onital e Porto Alfa, com uma sessão mensal de poesia, nas Galerias de Arte Vieira Portuense, Saramy Arte e na do Majestic, com declamação de poesia, em inauguração de exposições de pintura.

Faz lançamentos e apresentações de livros e organiza espectáculos de índole cultural.

Tem três livros publicados: A Força das Palavras (2000), Palavras em Movimento (2006) e No Caminho do Silêncio (2008).

Piano bar, 21h30

Portugal em Cantigas

Concerto com o grupo Ritus d'Alma

Fânia Dias, Beatriz Carmo e Marta Martins, voz , instrumentos de sopro, de cordas e percussão

:: Dia 17 | terça-feira

Galeria piso 2 (De 17 a 31)

Exposição de pintura e adereços “De cor e de silêncio…”, de Regina Gouveia

Inauguração dia 20, às 21h30


17_De cor e de silencio.JPG

Regina Gouveia nasceu em Outubro de 1945. Licenciada em Físico-Químicas (Universidade do Porto) e Mestre em Supervisão (Universidade de Aveiro) está aposentada desde Setembro de 2006.

Em 2005, no âmbito do Ano Internacional da Física, recebeu o prémio Rómulo de Carvalho e foi condecorada com a Comenda da Ordem da Instrução Publica.

Actualmente, dedica-se também à escrita e a par de textos e poemas em várias publicações e antologias, publicou “Reflexões e Interferências” (poesia), “Estórias com sabor a Nordeste” (ficção), “Magnetismo Terrestre” ( poesia), “Era uma vez ….ciência e poesia no reino da fantasia” (poesia infantil), e “Ciência para meninos em poemas pequeninos”, (poesia infantil) ambos recomendados no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Em Dezembro de 2010 foi publicado o seu livro mais recente “Pelo sistema solar vamos todos viajar” (poesia infantil). Obteve já três primeiros prémios, e uma menção honrosa em poesia e um segundo prémio e duas menções honrosas em ficção.

Com carácter voluntário desenvolve actividades sobre ciência e poesia, essencialmente para crianças, em bibliotecas, escolas e centros culturais

Em Novembro de 2006, inscreveu-se num curso de pintura (escola Utopia - Porto). Para além desta exposição, participou já em outras 20, em Portugal e na Galiza, sete delas individuais (Bragança, Alfândega da Fé, Porto, Mirandela, Fafe).

Como autodidacta produz adereços desde 1998 e para além desta exposição participou em outras sete individuais (Porto, Bragança, Mirandela e Alfândega da Fé).

Galeria da Cave, (De 17 a 31)

Exposição de pintura “Cavalos Nobres”, de Cássio Mello

Inauguração dia 18, às 20h00


17_Cavalos Nobres.jpg

Cassio Mello nasceu e viveu em São Paulo e em Curitiba (Brasil), onde construiu sólida carreira catalogada em Museus, Livros e Dicionários de Arte. Reside na cidade do Porto. Faz parte do elenco das mais conceituadas galerias de arte do Brasil e do exterior. Medalhas e Troféus merecidos por obras instaladas em entidades públicas, algumas aqui citadas: PUC-Pontifícia Universidade Católica do Paraná; UFP-Universidade Federal do Paraná; Colégio Militar do Paraná; Polícia Militar do Paraná; Jockey Club de São Paulo, Jockey Club do Rio de Janeiro e outros. Qualificado e talentoso desenhista, desenvolveu apurada técnica na arte de pintar majestosos cavalos, por encomenda de importantes Criadores sendo documentado, como Mestre, pelos especialistas em anatomia de cavalos de diversas raças.

As obras em exposição exibem cavalos famosos, soltos, livres, em grandes competições ou em descanso na cocheira.

:: Dia 18 | quarta-feira

Galeria da Cave, 20h00

Inauguração com Porto d’Honra da exposição de pintura “Cavalos Nobres”, de Cássio Mello

:: Dia 19 | quinta-feira

Piano bar, 22h00

Poesia de Choque com A. Pedro Ribeiro e Luís Carvalho

poesia de choque.jpg


:: Dia 20 | sexta-feira

Auditório, 21h00

Lançamento do livro “Jornal do Conservatório, Comédia e Drama de Almeida Garrett”,
de Maria Gabriela Ferreira

20_Almeida Garrett.jpg

Excerto da obra: Tendo por base o Jornal do Conservatório redigido por Almeida Garrett e que aqui se apresenta na íntegra, 170 anos após a sua primeira publicação, o presente estudo pretende chamar a atenção para um momento de viragem crucial na criação de repertório dramático português. Num primeiro momento, alude-se à figura multifacetada do dramaturgo reformador, para versar, num segundo momento, os aspectos principais da reforma garreteana do teatro português – desde a formação de actores à programação e crítica de espectáculos –, entre outros aspectos, e que conduziram à edificação do Teatro Nacional D. Maria II, onde seria representado o novo repertório dramático português.

Galeria piso 2, 21h30

Inauguração com Porto d’Honra da exposição de pintura e adereços “De cor e de silêncio…”, de Regina Gouveia

Piano bar, 22h30

Concerto com António Justiça, guitarra clássica

:: Dia 21 | sábado

Piano bar, 09h30-12h30

“Como se constrói a “leitura” do território, apresentada num PDM” - 4.ª Sessão

Org.: Associação Campo Aberto

Galeria piso 2, 10h30-11h30

Workshop de Música para bebés dos 3 meses aos 2 anos, com Indalécio Paiva

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Galeria da Cave, 14h30-16h00

Workshop de Percussão com Paulo das Cavernas para crianças dos 6 aos 8 anos

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Galeria da Cave, 16h30-17h30

Workshop de Dança Africana com Eva Azevedo para crianças dos 6 aos 9 anos

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Galeria da Cave, 17h30-18h30

Workshop de Dança Africana com Eva Azevedo para crianças dos 10 aos 13 anos

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

...

Nenhum comentário: