quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

AGENDA - PROGRAMAÇÃO CLP - dezembro


:: Dia 9 | sexta-feira

Auditório
21h30



Lançamento do livro

A voz, a fala , o canto de José de OLIVEIRA LOPES







José de OLIVEIRA LOPES

José de OLIVEIRA LOPES, tem cerca de mil e quinhentas actuações como solista, em concerto, ópera e recital por todo o mundo. Foi professor na Universidade de Aveiro, Academia Superior Metropolitana, Escola Superior de Música do Porto e no Conservatório Nacional em Lisboa, sendo frequentemente convidado para Masterclasses na Europa, Brasil, China, Japão, Rússia e USA.

Integra regularmente Júris de Concursos Internacionais de Canto.

De destacar as suas interpretações, durante mais de 20 anos, nas temporadas musicais dos dois palcos portugueses de referência: Teatro S. Carlos e Grande Auditório da F. Gulbenkian. Contracenou com míticos cantores como Franco Corelli, Zylis-Gara, Kraus, Elly Amelling, Vanzo, Cotrubas, Bergonzi, Giacomini. Interpretou em palco cerca de quarenta personagens de ópera.

Foi solista de grandes orquestras como: Sinfónicas de S. Paulo e do Rio de Janeiro, Denver (USA), Filarmónicas de Pequim, Moscovo, Bogotá, Varsóvia, etc., sob a direcção de Eliot Gardiner, Maurice Gendron, Philipe Entremont, Dimitri Kitaenko, entre tantos outros. Gravou CDs com os pianistas, Takashi Yamasaki, Noël Lee, Filipe de Sousa, Adriano Jordão e com as Orquestras Gulbenkian, da Rádio Húngara, da RDP e Sinfónica de Budapeste. Detentor do prémio Casa da Imprensa, foi considerado por unanimidade, o melhor intérprete de Lieder, no XIX Concurso Internacional de Canto da Baviera.

Concluiu o Curso Superior de Canto no Conservatório do Porto com 20 valores. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, exprimindo-se em seis idiomas. Mestre em Psicologia da Música pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto. Doutorado pela mesma Universidade com a tese “Emissão, Articulação e Percepção de Voz Cantada”.

Referido em vários livros destacam-se: “História da Música Portuguesa”, “Cantores de Ópera Portugueses”, “Enciclopédia Larousse”, “Enciclopédia da Música Portuguesa”, “4000 Portugueses Célebres”.





Piano-bar

2 1h00

Lançamento do livro "Por um Mundo Melhor" de Carla Ferreira da Silva













Piano-bar

23h00

glauco logo.png





Jazz no Clube

Glauco Band











Bateria - André NO

Contrabaixo - David Estêvão

Vibrafone/Steel-drums - Paulo Costa



Os Glauco surgem em 2006 como um trio instrumental. Influenciados por diversos estilos musicais, apresentam temas originais que criam ambientes exóticos, orgânicos e genuínos. Dando sempre grande importância à improvisação, a naturalidade e simplicidade da música levam-nos em viagens pelo imaginário.





:: Dia 10 | sábado



Cave



10h30 -11h30

Workshop de Percussão com Paulo das Cavernas

crianças dos 6 aos 9 anos



11h30 -13h

Workshop de Percussão com Paulo das Cavernas

crianças/adolescentes dos 10 aos 15 anos



inscrições através do email institutodemusica.clp@gmail.com



Paulo das Cavernas

Desde 2002 que desenvolve a sua carreira como percussionista e guitarrista com diversos grupos. Trabalha neste momento como membro integrante dos Semente e Madandza e já trabalhou com Olivetree, Djamboonda, Tchakare Kanyemb, Kulirimar e Le Partisan.

É professor de percussão africana desde 2002, tendo fundado em 2005 a Escola Sementinha.

Trabalha desde 2003 como monitor de música e percussão e musicaliza o projecto “histórias que dançam” para crianças, em váriosprojectos educativo/ artístico/ sociais.

Iniciou os seus estudos musicais em 1985, começando o estudo das percussões em 1990.

Em 2009 finalizou o Curso de Formação de Animadores Musicais na Casa da Musica. Já teve formação com vários mestres da percussão africana e brasileira.

Realizou um estágio intensivo de percussão africana na Guiné Conacry em 2006, debalafone e percussão tradicional em 2009 e de Ngoni em 2010 em Burkina Faso.









Auditório



10h30 - Sessão 1

11h30 - Sessão 2



Música com Bebés e Papás



Especial Natal







inscrições através do email institutodemusica.clp@gmail.com

Bebé + Adulto - 10 euros





17h00



Juventude e Violência Urbana: os Thugs e a Criminalidade Juvenil em Cabo Verde



Carlos Mendes (FL-UL)















Galeria , 17h00



Lançamento do livro "Uma Casa Junto do Mar" de J. A. Nunes Carneiro













Auditório, 21h30



Apresentação do livro de poesia "Subida (ao Sinai...)", de Rui Miguel Duarte







Rui Duarte

Rui Miguel Duarte reside em França (54 – Meurthe-et-Moselle). É licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas pela Universidade de Lisboa (1991) e doutorado em Literatura pela Universidade de Aveiro (2006).

Foi docente nos Ensinos Superior e Básico. Participou como tradutor na tradução interconfessional da Bíblia (A Bíblia para todos, Lisboa, Temas e Debates, 2009).

Tem publicado artigos em revistas científicas da Estudos Clássicos, em Portugal e no estrangeiro. Desenvolve actualmente pós-doutoramento, como bolseiro da FCT, em Estudos Literários (Retórica Grega antiga). É investigador do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

"Subida" é o segundo livro de poesia do autor.

O título Subida é a versão reduzida do título de um dos poemas do livro, “Subida ao Sinai”. Este poema, como o título dá a entender, evoca a subida ao monte Sinai por Moisés (na verdade, foram várias as subidas, relatadas no livro bíblico de Êxodo caps. 3 e 19 a 34). As subidas ao monte foram para o legislador de Israel o encontro com o Todo-Poderoso, o Deus do universo, sem limites. Este encontro proporcionou-lhe por outro lado um encontro consigo mesmo, a sua humanidade, feita de falhas, lacunas e limitações. Encontro dual, mas não dicotómico, pois um, a revelação de Deus, seu carácter e lei, resolve o outro, levando-o à salvação, à transcendência de si mesmo.

Por analogia, o poeta procura neste livro subir de uma poesia e de uma humanidade que começou baixa, mas que almeja elevar-se às alturas, alturas de Deus e da poesia.

Motivos, motes de inspiração? Textos bíblicos e de outros poetas, ou simplesmente factos da vida, imagens e ideias que vêm à mente do poeta e que lhe suscitam a fala. Subida compreende poemas escritos entre 2009 e 2011, divulgados em blogs e na rede social Facebook. A sua organização não se prende com nenhum critério, a não ser o da ordem cronológica de composição.







Piano-bar



22h30



Concerto



Ricardo Pinto, piano





:: Dia 11 | domingo



Auditório

11h30

Música com Bebés e Papás

Especial Natal







inscrições através do email institutodemusica.clp@gmail.com

Bebé + Adulto - 10 euros





Auditório,16h00



Sessão de Letras com Erotismo







A sessão literária, promovida pela ARGO (Associação Artística de Gondomar) e pela Lugar da Palavra, integra-se nas atividades do Prémio Nacional de Arte Erótica.

Obviamente, vai falar-se de erotismo. A sessão conta com a participação de alguns autores e irá ter leitura de envelopes-mistério pelo público presente. Estes envelopes integram diversos excertos de poesia e prosa do amor e do erotismo de diversos autores portugueses, alguns dos quais verdadeiramente… surpreendentes. No final, haverá, em vez do tradicional Porto de Honra, um original Alevanta o Pau de Honra, já que a bebida escolhida pela organização para brindar ao amor e ao erotismo foi o carismático licor produzido em Montalegre. Há ainda bolinhos “malandrecos”

para acompanhar o referido Alevanta o Pau de Honra… Mas, antes disso, Manuel António Araújo (professor, escritor, vencedor do Prémio Revelação APE) vai falar sobre “o Sexo na Aldeia”, Modesto Nogueira (professor, poeta, seminarista até aos 27 anos) abordará a premente questão do “Amor e Sensualidade em Cristo” e Daniel Dias (escritor, ator) tentará provar aos presentes que é possível “Amar sempre tão intensamente como da primeira vez”.

Por fim, haverá um espaço de interação com o público, que se espera duro e fértil.

A difícil tarefa de moderar cabe ao escritor João Carlos Brito e ao artista plástico Aurélio Mesquita.

















Piano-bar

16h00

Palestra “Reflexões sobre a Doutrina do Quinto Império”

"Reflexões sobre a Doutrina do Quinto Império" pretende apresentar uma nova doutrina espiritista e espiritualista, racional e cintífica de base cristã que na História da Humanidade e pela primeira vez se apresenta como única, sendo completamente diferente de quaisquer correntes ou movimentos filosóficos ou religiosos então surgidos ou existentes estando naturalmente vocacionada para vir a ser um novo movimento idealista fundamentado nos princípios científicos do Evolucionismo e mobilizador de uma nova missão dos Portugueses no mundo".

Orador: Jacinto Alves






Clube Literário do Porto

Rua Nova da Alfândega, nº 22

4050-430 Porto

Tel. 222 089 228

Fax. 222 089 230

Email: clubeliterario@fla.pt

URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

http://clubeliterariodoportofla.wordpress.com/

Nenhum comentário: