quinta-feira, 15 de setembro de 2011

evento - musica - Orquestra de Câmara de Curitiba recebe convidados internacionais




O concerto “Música Inglesa”, que a Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta neste fim de semana, leva ao palco convidados internacionais. Sob o comando do maestro alemão Stefan Geiger, o grupo executa obras de Benjamin Britten (1913 – 1976) e Gordon Jacob (1895 – 1984), num espetáculo que conta com a participação da instrumentista suíça Zora Slokar (trompa) e do tenor paulista Sérgio Wernec Jr. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (16) e às 18h30 de sábado (17), na Capela Santa Maria, dentro da temporada 2011 patrocinada pela Volvo.

O mais conhecido compositor britânico do século 20, Benjamin Britten, integra o programa com as peças “Serenata para Tenor, Trompa e Cordas, Op. 31” (1943) e “Sinfonia Simples, Op. 4” (1934). O encontro musical completa-se com o “Concerto para Trompa e Cordas” (1955), de Gordon Jacob, que revela o profundo conhecimento do autor sobre técnicas instrumentais. As peças selecionadas para a apresentação da Orquestra de Câmara de Curitiba mostram o refinamento do trabalho desenvolvido pelo grupo curitibano, que enriquece sua atuação com a presença de convidados ilustres.

Professor de música de câmara e trombone, na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo, além de trombone solo da Orquestra Sinfônica daquela cidade alemã, o maestro Stefan Geiger é vencedor de vários concursos internacionais. Com formação musical na Alemanha, França e Estados Unidos, o regente dedica especial atenção à chamada “música nova”, apresentado música moderna com a Orquestra da Rádio de Hamburgo. Os compromissos musicais já levaram Geiger à China, onde se apresentou em 2002, com a Filarmônica de Câmara de Bremen.

O espetáculo do fim de semana também conta com solistas de renome internacional. A suíça Zora Slokar é uma instrumentista apaixonada por música de câmara, que começou sua formação musical pelo violino, mas depois optou pela trompa. Zora tem dividido projetos com artistas de destaque, além de participar dos principais festivais da Europa e obter importantes premiações. Como trompista principal, atuou com grandes orquestras e atualmente é trompa solista da "Orchestra della Svizzera Italiana", em Lugano (Itália).

O tenor Sérgio Wernec Jr. integra o Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo e tem se apresentado como cantor solista em obras consagradas, entre elas “Requiem”, de Mozart; “Missa em Sol”, de Schubert; “O Messias”, de Haendel; “Orfeu”, de Monteverdi; “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini; “La Traviata”, de Verdi; e “Porgy and Bess”, de Gershwin. Paralelamente às apresentações com orquestras nacionais de destaque, atua como regente titular do Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos, do Coral da UNAI e do Coral Musicativa.



Serviço:

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba com o programa “Música Inglesa”, tendo como convidados o maestro alemão Stefan Geiger, a instrumentista suíça Zora Slokar (trompa) e o tenor paulista Sérgio Wernec Jr, dentro da temporada de concertos 2011 patrocinada pela Volvo.

Datas e horários: dia 16 (sexta-feira), às 20h, e dia 17 de setembro de 2011 (sábado), às 18h30.

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro),

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada)

Nenhum comentário: