quarta-feira, 2 de março de 2011

Últimos dias para ver a exposição de charges e caricaturas antigas



O público tem até o próximo domingo (6 de março) para visitar a exposição “Factos da actualidade: Charges e caricaturas em Curitiba, 1900 – 1950”, que está em cartaz na Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30). A exposição resgata o traço de importantes chargistas curitibanos da primeira metade do século passado e resulta de uma pesquisa realizada pelas historiadoras Aparecida Vaz da Silva Bahls e Mariane Cristina Buso. A pesquisa também deu origem a uma edição especial da série Boletim Casa Romário Martins, publicada pela Fundação Cultural de Curitiba.

Com base no acervo da Fundação Cultural, as autoras complementaram suas pesquisas nos acervos da Biblioteca Pública do Paraná e do Museu Paranaense. Nessa trajetória, levantaram mais de setecentas imagens, tendo como ponto de partida as obras de João Pedro, o Mulato. O trabalho desdobrou-se nas charges e caricaturas das revistas, culminando com as criações de Alceu Chichorro.

A exposição que toma conta da Casa Romário Martins tem o mesmo nome do boletim e faz um recorte da publicação. São 108 imagens distribuídas em dez painéis que versam sobre os diversos temas discutidos na sociedade curitibana daquele período, como anticlericalismo, modernidade, política, condição da mulher e problemas de infraestrutura urbana. O material foi pesquisado principalmente no acervo da Fundação Cultural de Curitiba, nas revistas de época e nos desenhos originais criados por Alceu Chichorro, os quais destacam a Segunda Guerra Mundial, a política nacional e estadual e a visão que o artista tinha sobre a mulher. Duas vitrines deixam expostas à apreciação do público 14 obras originais desse material.

Serviço:

Exposição “Factos da actualidade: Charges e caricaturas em Curitiba, 1900 – 1950”

Até 6 de março de 2011

Casa Romário Martins - Largo da Ordem, 30

Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 14h.

Entrada franca.

Nenhum comentário: