quinta-feira, 3 de março de 2011

Espetáculo infantil dos Parlapatões chega ao Teatro da CAIXA



“Parapapá! Circo Musical” tem roteiro de Hugo Possolo e retrata a cultura circense

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo infantil do grupo Parlapatões, “Parapapá! Circo Musical”, nos dias 12 e 13 de março. Com roteiro de Hugo Possolo, a peça resgata diversas canções da MPB que se inspiram na arte circense, em cenas interpretadas por atores, cantores e acrobatas.

As canções fazem da narrativa uma história singela. Um menino pobre do interior vê a chegada do circo em sua cidade, mas não tem dinheiro para ir ao espetáculo. Não se sabe se é sua imaginação ou realidade, mas ele vê os seus brinquedos – peões, iô-iôs e bolas de gude – se transformarem em números circenses. O menino desenvolve uma relação profunda com os integrantes da trupe e a história irá definir como será a hora da partida, ser o menino seguirá com o circo ou se o circo seguirá nele.

As características visuais e musicais do espetáculo são tipicamente brasileiras, inspiradas no artesanato e nas brincadeiras populares. “Parapapá! Circo Musical” resgata cantilenas típicas da tradição circense e, recupera ainda, antigos lundus, músicas típicas dos circos do final do século XVIII, além de jogos que originaram o circo brasileiro. A música, executada ao vivo, conta com os músicos da Banda Strombólica. Os arranjos são de Alexandre Dalóia, indicado ao Prêmio Pananco 2010 como melhor trilha sonora. O espetáculo também concorre ao Prêmio Pananco na categoria de melhor Produção.

A inspiração da peça foi o álbum “Circo”, gravado pelos Parlapatões e diversos convidados em 1998 (Gravadora Atração), e indicado naquele ano ao Prêmio Sharp de melhor CD Infantil. A montagem estreou em abril de 2010 e comemora os 20 Anos do grupo teatral Parlapatões.

Grupo Parlapatões

A criação do grupo Parlapatões é simultânea à retomada do Teatro de Rua de São Paulo e à luta por maior liberdade de expressão na arte. A junção da arte circense a forma teatral foi a grande inspiração do grupo, que se dedica à pesquisa em torno da arte da palhaçaria e dos brincantes brasileiros. Em 2011, os Parlapatões completam 20 anos de história e, nesse período, montaram 38 diferentes espetáculos, infantis e adultos, além de eventos e mostras. As montagens já passaram pelos mais importantes festivais de teatro brasileiros e internacionais.

O grupo recebeu diversos prêmios em sua trajetória: Jornada SESC de Teatro (1993) com “Sardanapalo”; Prêmio Estímulo (da Secretaria de Estado da Cultura 1995) com “Zèrói”; Grande Prêmio da Crítica 97 – APCA com “Vamos Comer o Piolim”; Prêmio Apetesp com “ppp@wllmshkspr.br; Prêmio Estímulo Flávio Rangel (1997) com “Não Escrevi Isto” e Prêmio Shell 1998, com este mesmo espetáculo. Também recebeu indicações para os prêmios Shell, Mambembe, Apetesp, Sharp e Coca Cola de Teatro Jovem.

Ficha Técnica

Roteiro e textos: Hugo Possolo

Direção: Hugo Possolo e Henrique Stroeter

Direção Musical e Arranjos: Alexandre Dalóia

Elenco: Raul Barretto, Adonis Comelatto, Fabek Capreri, Lia Bernardes, Hélio Pottes, Wallace Alcântara e Nayara Nascimento

Músicos: Fernando Thomaz (Bateria e percussão) e Daniel Xingu (Violão e viola)

Coreografias: Henrique Stroeter e Paulo Goulart Filho

Duração: 60 minutos

Serviço

Teatro: “Parapapá! Circo Musical”

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: 12 e 13 de março

Hora: sábado 16h e 18h e domingo 16h

Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria:(41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h).

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural


******

Nenhum comentário: