quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A GRANDE VIRADA



A GRANDE VIRADA -
Do Império Global à Comunidade da Terra
de David C. Korten

Número de Páginas: 408

David Korten já expôs a natureza destrutiva e opressora da economia corporativa global e ajudou a desencadear um movimento de resistência mundial. Agora ele nos mostra que o problema vai muito além da dominação corporativa - e com con­sequências bem maiores.

Neste livro, Korten prova que a consolidação do poder corporativo é apenas uma manifestação do que ele denomina "Império" - a organização da sociedade por meio da hierarquia e da violência, que vem dominando o mundo nos últimos 5 mil anos. O Império sempre resultou em miséria para a maioria e riqueza para a minoria, mas agora ameaça o futuro da humanidade propriamente dito. Korten aponta o terroris­mo global, as mudanças climáticas e o crescimento da pobreza como apenas alguns dos sinais de que o fardo do Império já excede o que os povos e o planeta podem suportar.

A Grande Virada reconstitui os caminhos do Império desde tempos remotos e registra em detalhes a longa evolução de seus instrumentos de poder preferidos, das monarquias e burocracias até as instituições transnacionais da economia global. Korten também narra paralelamente a história do esforço para desenvolver uma al­ternativa democrática ao Império, iniciado em Atenas e continuado com a fundação dos Estados Unidos, mas que permanece um projeto inacabado - Korten documenta como elitistas com planos de ação imperialistas buscaram de modo consistente mi­nar o ousado e inspirador "experimento americano", que teve início nos primeiros dias da República e segue até o presente.

O Império não é inevitável nem é a ordem natural das coisas - podemos trilhar outro caminho. Korten recorre a evidências das mais variadas fontes como a teoria evolutiva, a psicologia do desenvolvimento e os ensinamentos religiosos, para de­fender a ideia de que uma "Comunidade da Terra" - uma maneira de ordenar a sociedade humana de modo igualitário, sustentável e orientado para a vida, basea­do nos princípios democráticos de parceria - é de fato possível. Ele detalha uma estratégia de bases populares para promover uma virada crucial rumo a um potencial futuro humano. A Grande Virada esclarece a crise em que nos encontramos, fornece um plano geral de aproveitamento do potencial desse momento histórico e nos mos­tra como agir em prol do futuro do nosso planeta, nossas comunidades e nós mesmos.

O AUTOR
DAVID C. KORTEN é cofundador e membro do conselho do Positive Futures Network, que publica YES! A journal of Positive Futures; fundador e presidente do People-Centered Development Forum; sócio do International Forum on Globalization; membro do C1ub of Rome e participante dos conselhos da Business Alliance for Local Living Economics e do Bainbridge Graduate Institute. Escreveu e editou vários livros, que são leitura obrigatória em diversos cursos universitários em todo o mundo. Palestrante de renome internacional, ele também é constantemente convidado para participar de programas de rádio e televisão.





UM LANÇAMENTO





**

Nenhum comentário: