domingo, 12 de dezembro de 2010

Editora 34 lança sarau literário dia 13/12

Leituras Íntimas_#1

Um pouco de Beatriz Bracher e muito sobre o amor

"Não possuímos uma linha, uma superfície, um volume, sem que nosso amor o ocupe." Proust

No dia 13 de dezembro, a Editora 34 e a Casa de Francisca unem forças para realizar um delicioso sarau literário e musical, recheado de conversas sobre literatura e sobre a obra de Beatriz Bracher. A noite dá início ao projeto Leituras Íntimas, um novo espaço para discutir literatura e ouvir boa música na cidade de São Paulo.

Nesta primeira edição, Beatriz Bracher e Noemi Jaffe dialogam sobre seus livros adorados, citando os volumes que povoam suas bibliotecas pessoais. Ao longo da noite, ambas lerão trechos especialmente selecionados para a ocasião - alguns subtraídos dos títulos de Beatriz Bracher, todos escolhidos a partir do tema amor. Fragmentos de ensaios, crônicas, romances, músicas populares, sobre morte, filhos, sexo, homem, mulher, e por aí afora.

Leituras Íntimas nasce para dar voz a autores e abrir espaço para a literatura, integrando escritores de todas as gerações, de diversos gêneros e de várias editoras, em conversas descontraídas e intimistas, entre amigos e parceiros de jornadas literárias.

A Casa de Francisca, um espaço originalmente dedicado à música, abre suas portas para esse encontro, e integra as duas artes em uma mesma noite. Após o bate-papo entre Beatriz e Noemi, os músicos Diogo Maia e Isabel Junqueira comandam o sarau musical, reunindo um repertório de músicas brasileiras arranjadas para flauta, clarinete e clarone. Clara Kok Martins participará tocando flauta.

Em 2011, uma noite por mês - ou a cada tanto -, Leituras Íntimas vai agregar música, sabatina e conversa com grandes nomes da literatura brasileira. Os encontros íntimos terão curadoria da Editora 34 e participação de outras editoras, e serão sempre acolhidos pela Casa de Francisca. Antonio Prata, Fabrício Corsaletti, Reinaldo Moraes e Alberto Martins já confirmaram presença para o próximo ano.

Leituras Íntimas_#1

com Beatriz Bracher e Noemi Jaffe

Dia 13 de dezembro, às 20h00

Local: Casa de Francisca

Entrada franca.

Imprescindível fazer reserva através do e-mail anapaula@editora34.com.br

Sujeito à lotação do espaço.

Beatriz Bracher nasceu em São Paulo, em 1961. Formada em Letras, foi uma das editoras da revista de literatura e filosofia 34 Letras, entre 1988 e 1991, e também uma das fundadoras da Editora 34, onde trabalhou de 1992 a 2000. Em 2002 publicou, pela editora 7Letras, Azul e dura, seu primeiro romance (reeditado pela Editora 34 em 2010), seguido de Não falei (2004), Antonio (2007) e o livro de contos Meu amor (2009), todos pela Editora 34. Tem textos publicados em várias antologias e revistas culturais. Em 1994 escreveu com Sérgio Bianchi o argumento do filme Cronicamente inviável (2000) e, mais recentemente, com o mesmo diretor, o roteiro do longa-metragem Os inquilinos (2009), prêmio de melhor roteiro no Festival do Rio 2009. O romance Antonio obteve, em 2008, o Prêmio Jabuti (3º lugar), o Prêmio Portugal Telecom (2º lugar) e foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Meu amor recebeu o Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional, como melhor livro de contos de 2009.

Noemi Jaffe é escritora, professora e crítica literária da Folha de S. Paulo. Professora da PUC-SP, escreveu Todas as coisas pequenas (Hedra-2005), Do princípio às criaturas (USP/CAPES-2008) e Folha Explica Macunaíma (Publifolha-2001), entre outros.

Sobre os musicistas:

Diogo Maia nasceu em Brasília e se formou na Escola de Música da cidade. Graduou-se em clarinete pela ECA-USP sob a orientação de Luis Afonso Montanha. Integra o grupo de música contemporânea da USP, o grupo Seis com Casca, o quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho e o grupo Fellas, além de desenvolver um trabalho de música e clown. Faz trilhas para teatro, gravações, arranjos e toca como convidado na Camerata Aberta e na OSESP.

Isabel Junqueira é formada em Letras pela USP e trabalha como revisora na Editora 34. Estudou música no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, sob a orientação de Edmilson Nery. Participou de festivais de música e grupos de música brasileira. Atualmente, estuda com Alexandre Ribeiro.

Repertório:

Radamés y Pelé (Tom Jobim)

Cine Baronesa (Guinga)

Paraquedista (José Leocadio)

A história de Lily Braun (Chico Buarque/Edu Lobo)

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: