terça-feira, 30 de novembro de 2010

Eliane Prolik assina nova intervenção no Espaço de Arte Urbana

Eliane Prolik assina nova intervenção no

Espaço de Arte Urbana



A artista apresenta a obra “Aceite – Cor, Forma, Ação”, resultado do seu mais recente projeto de arte urbana.



A artista plástica Eliane Prolik assina a nova intervenção do Espaço da Arte Urbana, aberta neste domingo (28). A obra “Aceite – Cor, Forma, Ação”, ocupa o Espaço de Arte Urbana e se estende pela fachada das lojas da Galeria Júlio Moreira (Largo da Ordem). O trabalho, que vem sendo desenvolvido ao longo de 2010, é composto por papel de seda colorido e película adesiva transparente.

“Aceite” tem a proposta de ampliar o conceito de arte urbana, que na opinião da artista não se limita ao grafite. No seu caso, a proposta leva em consideração que as pessoas devem “aceitar” a obra que ocupa o espaço coletivo, por isso optou pelo uso de materiais singelos, do qual as pessoas se apropriam no seu cotidiano.

“O papel de seda traz uma tradição popular presente em nosso imaginário. Colorido, transparente, delicado, o material permite uma ação poética e visual inscrita sobre diversos lugares, em comunicação direta com a cidade”, explica Eliane, que é um dos principais nomes da arte paranaense contemporânea.

Uma prévia da sua exposição foi feita durante a Corrente Cultural, promovida no início de novembro pela Fundação Cultural de Curitiba. Naquela semana, a artista aplicou as colagens em diversas bancas de revistas do centro da cidade, chamando atenção para a sobreposição de cores e formas geométricas. As pessoas eram atraídas pela imagem e quando chegavam perto se davam conta da simplicidade poética da proposta.

A experiência com arte urbana não é recente na carreira de Eliane Prolik e se faz presente desde os tempos em que integrou o grupo Moto Contínuo, experiência coletiva de criação artística que inovou a arte paranaense no início da década de 1980. Já naquela época, a ideia de promover a arte por meio da sua inserção no espaço urbano já orientava o trabalho de jovens artistas.

Desde então, Eliane Prolik desenvolveu uma obra marcante. São 24 exposições individuais em seu currículo, realizadas em Curitiba e outras capitais, além de dezenas de participações em salões e exposições coletivas, no Brasil e exterior. Em 1985 e 2002 integrou a Bienal Internacional de São Paulo. Diversas vezes o seu trabalho esteve representando a arte brasileira contemporânea em eventos internacionais.



Serviço:

Exposição “Aceite – Cor, Forma, Ação”, de Eliane Prolik

Local: Espaço de Arte Urbana – Galeria Júlio Moreira (Largo da Ordem)

Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h

Entrada franca.

Nenhum comentário: