quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Editora Fundação Perseu Abramo participa da 21ª Bienal de São Paulo



Como vocês sabem, a Editora Fundação Perseu Abramo participa da 21ª Bienal de São Paulo Durante o evento, a editora lançará oito novos livros, todos eles sobre importantes questões brasileiras. Uma das ações da Editora Fundação Perseu Abramo para o evento, será o sorteio das novas obras através do twitter da editora.



Os seguidores de concerrerão que responderem corretamente às perguntas postadas no endereço do twitter da Editora Fundação Perseu Abramo - @editora_perseu – serão premiados com os lançamentos da editora.

Editora Fundação Perseu Abramo participa da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo com títulos que discutem questões importantes da pauta nacional



Coleção “Brasil em Debate” e novos volumes da série “2003-2010 O Brasil em Transformação” ganham lançamento durante um dos mais importantes eventos do calendário paulista



“Brasil em Debate” é o nome da nova coleção que a Editora Fundação Perseu Abramo trás à tona para mostrar e discutir de forma sucinta as áreas nas quais a gestão Lula causou mais transformações, como elas foram feitas e o que permitiu os resultados alcançados. A coletânea chega ao mercado com três volumes: “O Governo Lula e o Combate à Corrupção”, de Jorge Hage; “Trabalho e Renda no Brasil – Avanços recentes no emprego e na distribuição dos rendimentos”, de Márcio Pochmann; “O Governo Lula e o Novo Papel do Estado Brasileiro”, de Glauco Faria.



Os volumes serão lançados durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorre no período de 12 a 22 de agosto, no Anhembi. Além da coleção “Brasil em Debate”, a Editora Fundação Perseu Abramo também apresenta aos leitores dois novos livros da série “2003-2010 O Brasil em Transformação”: “Justiça e Segurança” organizado por Pierpaolo Cruz Bottini; e “A Nova Política Externa”, com organização de Kjeld Jakobsen.



Também são destaques no estande “Bibliodiversidade”, do qual a Editora Fundação Perseu Abramo fará parte, as obras “A Nova Política Econômica – A Sustentabilidade Ambiental”, primeiro volume da coleção 2003-2010 que chegou às livrarias em abril deste ano com organização assinada por Elói Pietá (com colaboração de Pedro Ivo de Souza Batista); e “Bolsa Família – Avanços, limites e possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil”, de Marco Aurélio Weissheimer, cuja a segunda edição foi lançada em junho de 2010.



Outra obra de relevo importante que poderá ser conferida durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo é “Brasil entre o Passado e o Futuro”, organizada por Marco Aurélio Garcia e Emir Sader. Co-edição Boitempo e Editora Fundação Perseu Abramo, o livro reúne textos sobre a herança recebida do passado pelo Brasil, bem como mostra as transformações realizadas no país nas primeiras décadas do novo século. O livro traz ainda uma entrevista com Dilma Rousseff.



Todos os títulos trazem dezenas de contribuições que se concentram na identificação dos avanços obtidos, desafios vencidos, dificuldades e do que, embora desejado para o presente, restou para o futuro. Constituem contribuições valiosas para a história brasileira, por registrarem as características políticas, econômicas, sociais, administrativas e culturais deste período. Confira abaixo um pouco mais sobre as obras:

Coleção “Brasil em Debate”



“O Governo Lula e o Combate à Corrupção”. No primeiro volume da coleção, Jorge Hage mostra as formas e os mecanismos utilizados pelo governo federal para combater a corrupção nos últimos sete anos. O autor ressalta ações como mudanças na forma de operação dos organismos de controle do Estado, o amplo acesso à informação concedido à imprensa, investimentos no quadro de pessoal da Controladoria Geral da União e em corregedorias para o acompanhamento de processos administrativos disciplinares. Além disso, a obra traz estatísticas sobre a repressão à corrupção.



“Trabalho e Renda no Brasil – Avanços recentes no emprego e na distribuição dos rendimentos”. O livro traz um panorama sobre ocupação nacional e a distribuição de renda no período anterior à gestão Lula, abordando questões históricas sobre a força de trabalho no Brasil, bem como as transformações iniciadas a partir de 2003 nesse setor. Em três capítulos, Márcio Pochmann discute o antes e o depois no que diz respeito ao trabalho e a distribuição de renda no país, tendo como referência o ano do primeiro mandato do presidente Lula.



“O Governo Lula e o Novo Papel do Estado Brasileiro”. A obra de Glauco Faria retrata um novo momento na postura governamental brasileira no que diz respeito ao esforço para que o aparelho estatal voltasse a participar da vida do país como indutor do crescimento. Dividido em cinco partes, o mostra como se deu a reversão da política de privatizações a partir do primeiro mandato do presidente Lula, livro discute o papel das estatais na área energética (inclusive a questão do petróleo), no transporte e infaestrutura, além de apontar os desafios futuros.



Série “2003-2010 O Brasil em Transformação”

“Justiça e Segurança”. Expõe os rumos da política da reforma do Judiciário sob perspectivas diversas. O livro traz textos de personalidades de várias áreas sobre a reforma do sistema judiciário, que pautou significativamente o Ministério da Justiça durante o governo Lula. Organizada por Pierpaolo Cruz Bottini, a obra integra a coleção “2003-2010 O Brasil em Transformação”, resultado de um trabalho coletivo ao longo de 2009 e finalizado em 2010, os livros têm sido elaborados a partir de exposições orais feitas por ministros e outros altos dirigentes do governo federal, além de intelectuais e lideranças sociais que também acompanharam de perto os acontecimentos nacionais neste período. Estas avaliações, gravadas em áudio e depois adaptadas à linguagem escrita por um organizador de cada livro, têm, ao final, os textos submetidos à aprovação de seus autores.



“A Nova Política Externa”: A obra traz artigos que avaliam e comentam a política externa brasileira durante as duas gestões do governo Lula. O livro, organizado por Kjeld Jakobsen, apresenta as razões pelas quais o Brasil tem alcançado destaque junto a personalidades e publicações especializadas no que diz respeito às suas ações internacionais. Apesar dos textos convergirem para uma avaliação positiva a respeito do assunto, eles também apontam lacunas nas ações da política externa como as que dizem respeito à aceitação da agenda de comércio multilateral dos anos 90 e a modesta preocupação do governo com o fortalecimento do regime trabalhista internacional.



“A Nova Política Econômica – A Sustentabilidade Ambiental”: Organizado por Elói Pietá, com colaboração de Pedro Ivo de Souza Batista, o primeiro volume da coleção “2003-2010 O Brasil em Transformação” traz dois temas de grande relevância: a política econômica e a sustentabilidade ambiental, apontando os desafios e os avanços na política econômica e ambiental nos dois mandatos do governo Lula.



Outros Destaques:



“Bolsa Família – Avanços, limites e possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil”: Assinado por Marco Aurélio Weissheimer, jornalista e mestre em Filosofia, o livro traz uma análise profunda do resultado desta iniciativa na sociedade brasileira, com seus impactos na diminuição da pobreza no Brasil e aponta elementos para o debate sobre qual modelo de desenvolvimento é necessário para superar o quadro de desigualdade social e violência urbana do país.



“Brasil entre o Passado e o Futuro”: coedição da Editora Fundação Perseu Abramo e da Editora Boitempo, reúne ensaios de atores da cena política e intelectual brasileira que buscam assimilar e analisar as intensas transformações ocorridas no Brasil nos últimos sete anos. Os textos, organizados por Emir Sader e Marco Aurélio Garcia, debruçam sobre o passado recente do país na tentativa de desvendar diversos aspectos da realidade brasileira, como sua dinâmica econômica, social, política e cultural.



Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 150 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloísio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chauí, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveiras, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros. www.efpa.com.br

Nenhum comentário: