sexta-feira, 25 de junho de 2010

Obra de Tennessee Williams na CAIXA Cultural Curitiba






“Fala Comigo Como a Chuva” aborda o sonho e a realidade em uma relação







Com texto adaptado do norte-americano Tennessee Williams, direção de Cynthia Paulino e interpretação de Luiz Arthur e Samira Ávila da Companhia Teatro Adulto, “Fala Comigo Como a Chuva” apresenta a situação pontual da relação entre um casal, revelando toda sua condição humana. O espetáculo é baseado na joia do dramaturgo “Talk to me Like the Rain and Let me Listen”, autor de sucessos mundiais adaptados para o cinema como “Um Bonde Chamado Desejo”, “Gata em Teto de Zinco Quente” e “À Margem da Vida”.



A partir de um recorte da vida de um jovem casal em um pequeno quarto, sonho e realidade pontuam falas, silêncios e desejos. O rapaz chega bêbado em casa e inicia uma reflexão sobre sua noite, enquanto a esposa reflete sobre toda sua vida. Entre eles a situação-limite de uma relação, uma condição de incomunicabilidade que parece inalterável, pois cada um consegue se comunicar apenas com si mesmo, mas em determinado momento os universos pessoais de cada um começam a ser revelados.



A peça é pouco conhecida do grande público e trata da desilusão, da existência e da solidão de duas pessoas e, especialmente, da aparente apatia que os impede de mudar de vida. O público vivencia a experiência e acompanha o desenrolar das reflexões em cenário intimista, cuja interação acontece unicamente em um ambiente. “Fala Comigo Como a Chuva” foi eleito pela imprensa nacional especializada como o melhor espetáculo da mostra Fringe, do Festival de Curitiba de 2009, e recebeu os Prêmios SESC/SATED-MG e USIMINAS-SINPARC de Melhor Atriz para Samira Ávila.



Tennessee Williams



O norte-americano, nascido em 1911 no Mississipi, é considerado um dos grandes dramaturgos do período pós Segunda Guerra Mundial. “À Margem da Vida” marcou sua estreia na Broadway em 1945. Ganhou o Prêmio Pulitzer com “Um Bonde Chamado Desejo” (1947) e com “Gata em Teto de Zinco Quente” (1954), duas das inúmeras obras adaptadas para o cinema.



“À Margem da Vida” e “A Noite do Iguana” (1961) receberam o Prêmio New York Drama Critics Circle. “A Rosa Tatuada” (1952) recebeu o Tony Award de melhor peça. O dramaturgo foi homenageado ainda com a Presidential Medal of Freedom, em 1980, pelo presidente Jimmy Carter



Seus trabalhos costumam ser analisados sob uma perspectiva exclusivamente psicológica, sem a contextualização temporal e territorial, porém os aspectos subjetivos das peças, como a música e a iluminação, são de extrema importância para a obra de Tennessee. Em 1969 sofre um colapso, mas continua produzindo, apesar das obras posteriores não serem consideradas tão boas quanto as anteriores.



Companhia Teatro Adulto


A Companhia Teatro Adulto segue, desde 1996, produzindo espetáculos em Belo Horizonte. Foi responsável por sete produções teatrais de destaque e ganhou diversos prêmios nacionais. Nos últimos tempos encontrou sua força criativa na abordagem de textos singulares, atemporais, com personagens solitárias e catalisadoras dos meandros que revestem as relações humanas, bem como na pesquisa sobre a restrição do espaço de atuação como veículo para dilatar a essência dos detalhes que compõem sua criação cênica.

A investigação de linguagem pontuou, principalmente, a criação de duas realizações de seu repertório: os espetáculos “Fala Comigo Como a Chuva”, de Tennessee Williams, eleito o melhor espetáculo da mostra paralela do Festival de Curitiba 2009, e “A Morte de DJ em Paris”, adaptação do premiado conto do autor mineiro Roberto Drummond, monólogo vencedor de seis prêmios nacionais.



Ficha Técnica



Texto: Tennessee Williams

Tradução: Maria do Carmo Ávila

Direção: Cynthia Paulino

Elenco: Luiz Arthur e Samira Ávila

Realização - Companhia Teatro Adulto


Serviço Teatro: “Fala Comigo Como a Chuva” Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 02 a 04 de julho Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) – Clube do Assinante da Gazeta do Povo tem 20% de desconto Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: