segunda-feira, 3 de maio de 2010

Contando a arte de Walde-Mar


Contando a arte de Walde-Mar

Kimy Otsuka Stasevskas
Oscar D'Ambrosio

56 p.

Indicações: - Ensino Fundamental e Ensino Médio - Leitor fluente e crítico

A imagem do índio brasileiro é o grande tema das exposições individuais e coletivas realizadas na Europa, nos EUA e no Brasil pelo pintor Walde-Mar. Ele é também fundador do Museu do Índio, localizado em Embu, SP, único da Grande São Paulo sobre o assunto. Ali, conserva, pesquisa e expõe um acervo de mais de 500 peças das mais importantes etnias dos índios brasileiros.

A dedicação de Walde-Mar à causa indígena faz dele um artista diferenciado, seja pela temática, seja pela forma como seu assunto aparece na pintura, marcada sempre por grande delicadeza, sensibilidade e profusão de cores, numa valorização da natureza e das lendas e costumes indígenas.


O ARTISTA
Walde-Mar de Andrade e Silva artista plástico, brasileiro, nascido em Timburi – Estado de São Paulo, em 6 de novembro de 1933. Foi lavrador, comerciário, industriário, pugilista e ator de teatro.

Em 1966 fez curso no Teatro Oficina com o Prof. Eugênio Kusnet, quando encontrou seu caminho no campo das artes.

A natureza é o cenário. E o índio, o principal personagem desse paraíso, onde se vive com alegria, equilíbrio, harmonia, pureza colorido e amor. Em 1968, Walde-Mar escolheu esse tema rico e instigante para desenvolver seu trabalho artístico.

Pesquisador da cultura indígena, viveu entre os índios no Parque Nacional do Xingu, por vários anos, com apoio dos irmãos Villas Boas. Suas experiência são contadas nas palestras que realiza em instituições ligadas à educação e cultura.

A convite de amigos (brasilíndios) fez sua mais recente visita ao Xingu em setembro-2000. Assistiu às festividades de nossos nativos, quando foram reunidas sete tribos.

Realizou sessenta exposições na Europa. Nas dezessete viagens que fez aquele continente, realizou também palestras relacionadas a cultura indígena. Participou de catorze exposições nos Estados Unidos e mais de sessenta no Brasil.

Algumas exposições foram realizadas juntamente com outros eventos voltados à conscientização ecológica. Seu livro, “Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros”, editado na Alemanha, encontra-se na 8.ª edição, alcança a 2.ª edição no Japão.
A empresa CIBA-GEIGY editou-o em 1990, (em uma tiragem de 5.000 exemplares) no idioma português. No ano de 1998, a Editora FTD lançou-o no Brasil, na 15.ª Bienal Internacional do Livro, atualmente na 3ª edição.

Tanto na Europa, como no Brasil, educadores e editores, tem incluido-o em seus planos de ensino e em livros didáticos, com propostas pedagógicas multidisciplinares.

Participou da 46.ª Frankfurt Book Fair – Confluence of cultures, em 1994, na Alemanha.

Em 1996 foi lançado na Alemanha o jogo educativo, contendo 110 cartas relacionadas à cultura indígena, traduzindo seu conteúdo com propostas pedagógicas, em treze idiomas.

Walde-Mar tem suas obras nos acervos do Museu de Antropologia da Universidade Estadual de Indiana - Indiana - Estados Unidos; Museu e Antropologia da Universidade Estadual de Michigan – Michigan - Estados Unidos, Museu de Arte Contemporânea - Skopje - Iugoslávia e Museu de Arte Naif - Assis - SP - Brasil.

Em 1999 foi lançado pela Porcelanas Schmidt, uma coleção de pratos decorativos com obras suas, relacionadas a quatro lendas indígenas.

Para 2002, a BRASCRI, Associação Suiço-Brasileira de Ajuda à Criança, editou um calendário com obras suas referentes a doze lendas indígenas.

Convidado para fazer várias mensagens de Natal, em cartões, entre eles, da UNICEF.

Walde-Mar adiciona mais de mil obras adquiridas por colecionadores de diversos países.

Seu atual projeto, o CICI – Centro de Informação da Cultura Indígena, no município de Embu – SP, consta de acervo bibliográfico e acessórios indígenas. Está à disposição para visitação, estudos e pesquisas.

Visitação Pública: de Terça a Domingo a Partir das 10 horas. Para grupos de estudantes e Turistas com visitação ao museu e palestra proferida por Waldemar - somente com agendamento. Endereço: Rua da Matriz, 54 - Centro de Embu das Artes Mais informações: 4704-3278 |

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: