quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ballet Imperial da Rússia apresenta Don Quixote na capital mineira

No dia 25 de maio, terça-feira, 21 horas, o Ballet Imperial da Rússia (BIR), faz sua segunda passagem por Belo Horizonte. Eles estiveram aqui em 2007 e voltam agora numa única apresentação no Chevrolet Hall, para apresentar a coreografia “Don Quixote” que tem versão original de Marius Petipa e a versão de Alexandre Gorskiv. Nesta apresentação a adaptação e direção artística são de Gediminas Taranda. O patrocínio é do Banco Mercantil do Brasil.
Considerada uma das mais respeitadas e admiradas companhias de dança clássica do mundo, herdeira das grandes tradições da escola russa de balé no Ballet Imperial da Rússia, o talento e a personalidade de todos os dançarinos são altamente respeitados. Cada artista do grupo tem a chance de mostrar seu talento e seu potencial criativo ao máximo.
A idéia de criar o Ballet Imperial da Rússia surgiu durante a apresentação dos concertos de aniversário de Maija Plisetzkaya, no Japão, a partir de um brilhante programa composto por Gediminas Taranda, e, em abril de 1994, nasceu um novo grupo de balé.
Hoje em dia, os integrantes do Ballet Imperial da Rússia incluem mais de 40 artistas das melhores escolas de balé da Rússia. Os dançarinos conhecidos mundialmente e as estrelas do balé cooperam ativamente com o Ballet Imperial da Rússia; entre eles: Pratik Dyupon (Ópera de Paris, França), Faruh Ruzimatov, Yulia Mahalina e Diana Vishneva (Teatro Mariinsk), Nicolas Tsiskaridze, Lyudmila Semenyaka e Nadezhda Pavlova (Teatro Bolshoi), Vladimir Malahov e Julia Kent (Teatro de Balé Americano), Tamie Kusakiri (Japaõ), e outros.
A principal tendência dos coreógrafos é o estilo clássico, mas, ao mesmo tempo, as apresentações do grupo apresentam também o estilo moderno e esse fenômeno é único para a Rússia. O repertório é montado com base em uma combinação de explorações artísticas clássicas e modernas.
Sem dúvida, o coração e o “gerador de criatividade” do Ballet Imperial da Rússia é Gediminas Taranda, um honrado profissional da arte na Rússia, o artista que enriqueceu o estilo canônico do caráter do dançarino de balé, o esboço dramático no qual o público pode ver a harmonia da flexibilidade e a expressão de sentimentos com admiração. Tudo isso é levado em conta na seleção do repertório do grupo.
A nova turnê pela América do Sul começou dia 12 de maio e termina em 26 de junho, com 28 apresentações em 17 cidades brasileiras, além de Buenos Aires e Rosário (Argentina) e Santiago (Chile). São elas: Brasília (12 e 13 de maio), Goiânia (dia 14), Vitória (dia 16), São Paulo (dias 18 e 19), Campo Grande (dia 23), Belo Horizonte (25), Aracaju (dia 27), Maceió (dia 28), Recife (dias 29 e 30), Salvador (1 de junho), Florianópolis (dia 3), Blumenau (dia 6), Pelotas (dia 8), Caxias (dia 9), Porto Alegre (dia 10), Curitiba (dias 12 e 13), Rio de Janeiro (dias 15 e 16), Buenos Aires (dias 18 e 19), Rosário (dia 20), Santiago (dias 22 e 23) e Ribeirão Preto (dias 25 e 26 de junho).
Na primeira turnê no Brasil, em 2007, o Ballet Imperial da Rússia passou por dez cidades.

DON QUIXOTE
O espetáculo é baseado no livro de Miguel de Cervantes. A história se passa na Espanha do início do século 19, que é invadida pelos franceses. Em frente às estátuas de Don Quixote e Sancho, o povo pede ajuda. O clamor popular busca reviver o espírito do valente cavalheiro, defensor do amor, da liberdade e da justiça.
A imagem de Dulcineia na multidão, evocação do ideal amoroso, comove o cavalheiro da triste figura, que acompanhado por seu escudeiro, responde ao chamado do povo. Neste cenário, surge o amor impossível de Kitri e Basílio.
Adaptação e direção artística de Gediminas Taranda. Coreografia original de Marius Petipa e versão de Alexandre Gorskiy. Música de Ludwig Minkus. A apresentação em três atos dura 2h20min (incluindo dois intervalos de 25min).

SERVIÇO:

Ballet Imperial da Rússia apresenta “Don Quixote”
Dia: 25 de maio - terça-feira (25 de maio)
Horário: 21h
Local: Chevrolet Hall - (Av. Nossa Senhora do Carmo, 230)
Ingressos: R$60,00 inteira e R$ 30,00 meia entrada, à venda na bilheteria do Chevrolet Hall, das 12 às 20 horas.
Vendas também pelo telefone 4003.5588 e www.ticketsforfun.com.br

Nenhum comentário: