sexta-feira, 16 de abril de 2010

Livro histórico sobre rendas e fiados do Nordeste


Programa Literato lança e debate livro histórico sobre rendas e fiados do Nordeste brasileiro

Obra é referência histórica que fomenta outras investigações sobre o importante trabalho das rendeiras nordestinas, possibilitando assim um grande resgate e maior difusão desta arte-produção

O livro "Rendas e Fiados do Nordeste Brasileiro (1760-1761)", editado e organizado pelos professores José Paulo Monteiro Soares e Cristina Ferrão, será lançado e debatido no programa Literato, a ser realizado no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108), na próxima terça-feira, 20, às 19 horas. Com entrada franca, o debate terá como figuras centrais os dois organizadores do livro, e mediação da professora da Universidade Estadual do Ceará, Sarah Diva Ipiranga.

Publicação em versão fac-similada do Códice de Rendas, atualmente depositado no Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), em Lisboa, Portugal, a obra contém a transcrição dos originais que documentam a prática introduzida pelas ordens religiosas, sobretudo pelos jesuítas no século XVIII, do ensino e da manufatura das rendas e fiados aos moços e moças, nas escolas das vilas de índios da Capitania de Pernambuco e suas anexas (Ceará e Rio Grande do Norte).

Trata-se de uma referência histórica que fomenta outras investigações sobre o importante trabalho das rendeiras nordestinas, possibilitando assim um grande resgate e maior difusão desta arte-produção. O livro tem prefácio assinado pelo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, prólogo escrito pela coordenadora técnica da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Esther Caldas Bertoletti e introdução redigida por Ana Cannas, do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU).

Currículo dos organizadores do livro

Os Editores e Organizadores José Paulo Monteiro Soares e Cristina Ferrão são de nacionalidade Luso-Brasileira, formados em Filosofia, Letras e Programação Visual.

Na mistura de todo esse aprendizado nasceu a editora Index, que é uma das pioneiras na produção de livros de arte e referência no mercado editorial brasileiro. Com 27 anos de atividades, seu alcance comercial já se estende ao exterior, por meio da distribuição de títulos na Europa e Estados Unidos.

Dentre 44 prêmios recebidos pelos autores e editores, destacam-se a medalha de bronze no International Book Design Exhibition (categoria editorial), em Leipzig, na Alemanha, um diploma de honra no mesmo evento e três Jabutis de melhor produção editorial.

O objetivo principal dos professores José Paulo Monteiro Soares e Cristina Ferrão é divulgar a cultura e a arte brasileira dentro do País e no exterior. Cerca de 30 lançamentos internacionais já foram realizados em países como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Holanda, França e Portugal.

Criado em 1995, a Kapa Editorial é um selo dirigido pelos mesmos professores, criado com objetivo de produção de uma nova Brasiliana, composta de documentos inéditos. Em resultado desta iniciativa, surge a série intitulada Viagem ao Brasil, que destaca o trabalho dos pintores viajantes que vieram ao Brasil nos séculos XVII, XVIII e XIX.

Além desta coleção, os professores desenvolvem, através desse selo Kapa, uma linha de títulos dedicados à história das relações entre Brasil e Portugal. Entre outros livros, destacam-se Rendas e Fiados do Norte e Nordeste Brasileiro, e a coleção Memória Colonial do Ceará. Com esses dois selos editoriais, os professores já desenvolveram e realizaram cerca de 315 projetos editoriais.

Nenhum comentário: