quinta-feira, 8 de abril de 2010

Entidades culturais devem indicar nomes para Comissão do Mecenato

A Fundação Cultural de Curitiba divulgou a relação das entidades que estão aptas a indicar nomes para compor a Comissão do Mecenato Subsidiado, uma das modalidades previstas na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A Fundação Cultural de Curitiba já dispõe da relação de entidades culturais que estarão representadas na Comissão do Mecenato Subsidiado, uma das modalidades do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba. Após passar pelo processo de cadastramento, sete entidades deverão agora indicar os nomes de titulares e suplentes que vão compor a próxima comissão que deverá assumir em julho.

As entidades cadastradas são: Associação de Capoeira Kauande, Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, Contacto Associação Cultural, Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado do Paraná – SIAPAR, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná – SINDARQ, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná - SATED/PR, e Sindicato dos Empresários e Produtores em Espetáculos de Diversões no Estado do PR - SEPED/PR.

A Comissão de Análise do Mecenato Subsidiado tem 44 membros, entre titulares e suplentes. Ela é subdivida em sete subcomissões, responsáveis pela elaboração dos critérios que embasarão a avaliação de mérito dos projetos inscritos. Os membros são indicados pela Fundação Cultural de Curitiba, pela comunidade artística e cultural organizada, pelos incentivadores e alguns diretamente pelo Prefeito Municipal.

Edital – A Diretoria de Incentivo também divulgou o número de projetos inscritos no edital do Mecenato Subsidiado 2009-2010, lançado em dezembro e que teve as inscrições encerradas no último dia 20 de março. Foram 659 projetos inscritos, sendo 173 de proponentes iniciantes (26%) e 486 de não iniciantes (74%).

Agora todas as propostas inscritas passam pela análise preliminar, que avalia informações básicas como data de inscrição e preenchimento dos formulários, antes de seguirem para a análise de mérito. A previsão é de que a partir da próxima semana as subcomissões iniciem os trabalhos de análise de mérito das propostas.

São contempladas no edital do Mecenato Subsidiado as áreas de música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, artesanato e demais manifestações culturais tradicionais. O valor máximo dos projetos aprovados pelo Mecenato é de R$ 80 mil para os não-iniciantes e de R$ 40 mil para os iniciantes. Ambos têm o compromisso de apresentar uma contrapartida social. A novidade este ano ficou por conta do estabelecimento de critérios diferenciados para artistas iniciantes e não-iniciantes, como forma de garantir oportunidade a todos os concorrentes.

Nenhum comentário: