quinta-feira, 4 de março de 2010

MOSTRA DE FILMES DO CURSO PRÁTICO DE CINEMA DIGITAL DE 2006 A 2009

Dias 5 e 6 de março de 2010

Às 16h e 20h

Local: Cinemateca de Curitiba

Classificação 14 anos para todos os filmes

Quem nunca sonhou estar em frente às câmeras, aparecendo na telona? Um salto maior produzir um filme? Desde os primórdios de sua criação, a sétima arte encanta e invade sonhos; a tecnologia tornou possível a democratização do cinema.

Com esse sonho, os alunos dos cursos de Cinema Digital da Cinemateca seguem a trilha iniciada por George Lucas, pioneiro do cinema digital, e produzem filmes de ficção com essa tecnologia. O resultado do trabalho pode ser conferido nos dias 5 e 6 de março durante a exibição das produções realizadas de 2006 a 2009. Os filmes têm em média 10 minutos. As sessões serão às 16h e 20h, com entrada franca.

Duração do Programa 88’

Bemol (PR/2006 – dvd -12’). Filme baseado no conto “Cantiga de esponsais”, de Machado de Assis. Esse conto apresenta um conflito entre conteúdos artísticos e incapacidade de manifestá-los em forma de arte, e conflito entre conteúdo e expressão amorosos.

A Voz de Deus (PR/2007- dvd -10’). Comédia sobre uma jovem aspirante à atriz que, a caminho de um teste para um papel importante, escuta a voz da Santidade.

Ruído (PR/2007 – dvd - 10’). Duas jovens, tipicamente urbanas, se empenham em se livrar de bloqueio psicológico adquirido na infância.

Lei Seca (PR/2008 – dvd - 12’). Metrópole passa por escassez de água, fazendo com que esta seja drasticamente racionada à população. Cada família não pode consumir mais do que cinco litros por dia. O mercado negro da água, porém, já entrou em cena. As pessoas acabam recorrendo a ele, mas nem sempre o dinheiro é a moeda de troca.

Outros Olhos (PR/2009 – dvd - 16’). Clara se encanta pelos obituários líricos que Heitor escreve no Diário Curitibano. Os dois se conhecem, desenvolvem um relacionamento, sempre observados pelo vigia do jornal, que contribui na trama para um desfecho inusitado.

Epílogo (PR/2009 – dvd -12’). O filme mostra um escritor que, pressionado por obrigações, sofre um bloqueio criativo que o impede de concluir sua obra. Transitando entre o real e o imaginário, ele vai em busca de um ponto final para seu livro.

Fuscaneios (PR/2009 – dvd - 12’). O curta-metragem conta a história de quatro amigos que seguem para um compromisso importante dentro de um Fusca. Por estarem atrasados, escolhem um caminho diferente do tradicional e isso faz com que se envolvam em uma aventura marcada por devaneios cinematográficos.

Nenhum comentário: