quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Camerata integra vigília mundial pelo meio ambiente

Com a estreia mundial da obra “Os Sertanistas Brasileiros”, a Camerata participa da vigília que vai reunir mensagens de todo o mundo para serem entregues na Conferência de Copenhague pelo bispo Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz.

O concerto da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria neste sábado (12), às 18h30, vai ser dedicado à causa ambiental. No repertório, a obra “Os Sertanistas Brasileiros”, um relato da saga dos irmãos Villas-Boas que se dedicaram a preservar a cultura dos povos indígenas. Marcelo Jardim é o regente desse espetáculo que integra a vigília “O Mundo quer um acordo pra valer em Copenhague!”, que neste dia estará acontecendo em vários países.

Durante o concerto as luzes serão apagadas e velas permanecerão acesas no palco, enquanto é realizada leitura de uma carta em defesa do meio ambiente. O bispo Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz, vai à Copenhague, Dinamarca, na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, para entregar aos governantes as mensagens reunidas nos vários países. A vigília é organizada pela Avaaz, uma rede de mobilização global formada por 3,2 milhões de membros em todo o mundo. Avaaz significa “voz” em várias línguas asiáticas, européias e do Oriente Médio.

Para o regente Marcelo Jardim, a voz que se ergue em Curitiba, na Capela Santa Maria, “lança luz na trajetória dos irmãos Vilas-Boas que lutaram por manter a cultura dos que viveram aqui antes de nós. Utilizamos os meios que temos para mostrar aos governantes que estamos atentos ao que pode acontecer no mundo em função do clima”, diz.

A obra que vai ser interpretada pela Camerata Antiqua, neste último concerto da temporada 2009, também será apresentada na sexta-feira (11), às 20h. “Os Sertanistas Brasileiros” relata os primeiros contatos do homem branco com os índios do Xingu, a demarcação da reserva e a dedicação dos irmãos humanistas na preservação e compreensão da cultura indígena. A composição escrita por Hudson Nogueira, que figura entre os mais talentosos compositores brasileiros, com músicas executadas e gravadas em todo o mundo, é baseada no livro “Almanaque do Sertão”, de Orlando Villas-Boas.

A versão musical está dividida em quatro movimentos: “Almanaque do sertão”, “História de visitantes, sertanejos e índios”, “Xingu, os índios e seus mitos” e “O último Kuarup”. O primeiro movimento é para orquestra (cordas, percussão e piano), o segundo para orquestra e solistas (soprano e barítono), o terceiro para orquestra e coro, finalizando com o Kuarup, ritual fúnebre dos índios do Xingu, para coro, orquestra e solistas.

Serviço: Último Concerto da temporada 2009 da Camerata Antiqua de Curitiba, como parte da vigília “O Mundo quer um acordo pra valer em Copenhague!”

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273

Data e horário: dias 11 e 12 de dezembro de 2009. Sexta-feira, às 20h, e sábado, às 18h30 – Vigília

Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Informações: 3321-2840

Nenhum comentário: