terça-feira, 10 de novembro de 2009

Livro revela legado cultural de poeta curitibano


“colibrilhos&colibreus”, obra de Rodrigo Pontoglio, tem lançamento póstumo neste sábado (14), às 19h, na Gibiteca de Curitiba.

O curitibano Rodrigo Pontoglio, falecido em 2004, aos 24 anos de idade, surge no cenário literário brasileiro como poeta marcante, por meio da obra “colibrilhos&colibreus”, que tem lançamento póstumo às 19h deste sábado (14), na Gibiteca de Curitiba. O livro, que já foi lançado em São Paulo, em agosto passado, mereceu apreciação do crítico do jornal Folha de São Paulo, Manuel da Costa Pinto, que inseriu o poeta na linhagem dos autores que morreram precocemente.

O livro que Rodrigo deixou pronto leva a assinatura “r.ponts”, com título e pseudônimo grafados em minúsculas, numa referência ao norte-americano e.e. cummings, sua fonte de inspiração literária e de quem foi acurado tradutor. Nos 58 poemas reunidos na obra é possível comprovar o talento do escritor, que morreu vítima de um raro tipo de câncer. Admirador de Fernando Pessoa e Edgar Allan Poe, além de estar envolvido com outras manifestações artísticas, ele soube criar uma identidade própria para sua produção.

Aluno do curso de Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, de 2000 a 2003, Rodrigo coordenou com seus colegas a implantação da revista eletrônica de crítica de cinema – por ele batizada de “Pupila” – e assinou a direção do curta-metragem “Seu Djalma”, em parceria com Guga Caldas, Luiz Paulo Iazetti e Marcelo Marcati. Também foi autor de críticas, resenhas e textos diversos, com trabalhos publicados na E-zine Literária da Fundação Cultural de Curitiba, nas revistas Coyote, Inimigo Rumor, Modo de usar & co., entre outras.

O poeta recebeu menções nas coletâneas “A linha que nunca termina: pensando Paulo Leminski”, organizada por André Kick e Fabiano Calixto, e “Me escreva tão logo possa: antologia da carta no Brasil”, organizada por Marcos Antonio de Moraes, escritor e professor da USP que também assina o prefácio de “colibrilhos&colibreus”. Moraes destaca a elaboração de imagens poderosas e o valor da obra como legado cultural, “justamente naquele ponto de confluência, no livro, entre o solar e o sombrio, quando a luz não ofusca mais e a escuridão é apenas uma possibilidade”.

Serviço:

Lançamento póstumo do livro de poesias “colibrilhos&colibreus”, de Rodrigo Pontoglio (r.ponts)

Local: Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

Data e horário: dia 14 de novembro de 2009 (sábado), às 19h

Entrada franca

Nenhum comentário: