terça-feira, 4 de agosto de 2009

Viva chama


Viva chama
de Tracy Chevalier


Páginas: 416

Incêndios e enterros, circo e sedução, vizinhos e sexualidade: este novo romance de Tracy Chevalier é uma narrativa resplandecente.

Após a trágica morte de um dos filhos, os Kellaway abandonam a pacata e provinciana Dorset para se estabelecerem na Londres do século 18, em pleno terror antijacobino. O patriarca,Thomas Kellaway, fabricante de cadeiras, consegue trabalho no circo do excêntrico Philip Astley, cujo espetáculo de fogos de artifício causa furor semelhante às execuções na guilhotina em Paris.

Jem, o filho mais novo dos Kellaway, se encanta com a esperta e fogosa Maggie Butterfield. Uma surpreendente amizade nasce entre eles enquanto se aproximam do vizinho William Blake e de sua esposa. Poeta, pintor e impressor, Blake acompanha e participa da relação entre os dois jovens, explorando o estado de inocência e experiência, tema de sua obra-prima, Canções da Experiência e da Inocência.

Mas, quando a Revolução Francesa cruza o Canal da Mancha e chega até a Londres georgiana, os monarquistas começam a desconfiar da visão um tanto quanto avançada de William Blake sobre a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Aqueles que se emocionaram com a atmosfera evocativa da Delft do século 17, em Moça com Brinco de Pérola, vão experimentar emoção semelhante na vívida reconstrução da Londres do século 18. Impregnado com o clamor e os bramidos das ruas londrinas, Viva Chama transborda em detalhes: desde as incríveis proezas realizadas no Circo de Astley até a impiedosa pobreza do bairro de St. Giles; da arte de confeccionar botões à arte de fabricar cadeiras Windsor.

Tygre, Tygre, viva chama
Que as florestas da noite inflama,
Que olho ou mão imortal podia
Traçar-te a horrível simetria?

UM LANÇAMENTO




Nenhum comentário: