quinta-feira, 9 de julho de 2009

Figuras traçadas na luz: A encenação no cinema

Figuras traçadas na luz: A encenação no cinema
de David Bordwell


Coleção: Campo imagético
Nº Páginas: 352

O LIVRO

Um filme conta sua história não apenas por meio do diálogo e da atuação, mas também pela direção de cena, que indica um estilo. Este livro mostra de que modo a encenação cinematográfica revela a trama, transmite a emoção e encanta o espectador com o auxílio da composição pictórica.

David Bordwell percorre a história do cinema e ilustra suas análises com mais de quinhentos fotogramas de filmes, com destaque para as contribuições de quatro diretores: Louis Feuillade, mestre das séries da década de 1910, cuja produção é examinada em profundidade; Kenji Mizoguchi, o grande cineasta japonês do período entre 1920 e 1950; Theo Angelopoulos, que começou sua carreira como um modernista político, no final dos anos 1960, e Hou Hsiao-hsien, que na década de 1980 se tornou o mais proeminente diretor asiático. Em perspectiva, Bordwell tece comentários sobre filmes de diversos cineastas importantes, como Howard Hawks, Michelangelo Antonioni, Ozu Yasujiro, Kitano Takeshi, entre tantos outros.

O AUTOR
David Bordwell (nascido em 23 jul 1947) é um proeminente teórico, crítico cinematográfico, e autor. Ele é Professor of Film Studies, Emérito no Department of Communication Arts at the University of Wisconsin-Madison . É casado com Kristin Thompson, com quem tem dois livros escritos: Film Art e Film History . Film Art é o mais utilizado ilivro introdutório sobre cinema nos Estados Unidos.

Bordwell é um prolífico estudioso, interessados em estudos sobre o autor (Ozu, Eisenstein, Dreyer), cinemas nacionais (Hong Kong), a história do cinema e estilo e teoria narrativa. Bordwell é considerado o fundador da teoria cognitiva do cinema, uma abordagem que baseia-se na psicologia cognitiva como base para a compreensão do film's effects. Estabeleceu-se como uma alternativa ao psicanalítico , a abordagem interpretativa que dominou o cinema em 1970 e anos 80.

BIBLIOGRAFIA

* Bordwell, David (1974). French Impressionist Cinema: Film Culture, Film Theory, and Film Style (Reprint 2002 ed.). North Stratford, NH 03590: Ayers Company Publishers, Inc.
* Bordwell, David (1981). The Films of Carl-Theodor Dreyer. Berkeley: University of California Press.
* Bordwell, David; Janet Staiger and Kristin Thompson (1985). The Classical Hollywood Cinema: Film Style and Mode of Production to 1960. New York: Columbia University Press.
* Bordwell, David (1985). Narration in the Fiction Film. Madison: University of Wisconsin Press.
* Bordwell, David (1988). Ozu and the Poetics of Cinema. Princeton: Princeton University Press.
* Bordwell, David (1989). Making Meaning: Inference and Rhetoric in the Interpretation of Cinema. Cambridge: Harvard University Press.
* Bordwell, David (1993). The Cinema of Eisenstein. Cambridge: Harvard University Press.
* Bordwell, David; Kristin Thompson (1994 (2002)). Film History: An Introduction. New York: McGraw-Hill.
* David Bordwell and Noël Carroll, ed (1996). Post-Theory: Reconstructing Film Studies. Madison: University of Wisconsin Press.
* Bordwell, David (1997). On the History of Film Style. Cambridge: Harvard University Press.
* Bordwell, David (2000). Planet Hong Kong: Popular Cinema and the Art of Entertainment. Cambridge: Harvard University Press.
* Bordwell, David; Kristin Thompson (2003). Film Art: An Introduction (Seventh edition ed.). New York: McGraw-Hill.
* Bordwell, David (2005). Figures Traced in Light: On Cinematic Staging. Berkeley: University of California Press.
* Bordwell, David (2006). The Way Hollywood Tells It: Story and Style in Modern Movies. Berkeley: University of California Press.
* Bordwell, David (2008). Poetics of Cinema. Berkeley: University of California Press.

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