sexta-feira, 15 de maio de 2009

Musicagem

Musicagen, dirigido por Edu Felistoque e Nereu Cerdeira, é um documentário que, nas próprias palavras dos diretores, não pretende explicar nada. Entretanto, a obra vai atrás da investigação da música e de suas vertentes. Da criação à distribuição, o filme confronta opiniões de músicos, empresários, acadêmicos, artistas e populares. Esta verificação é feita a partir da música e da vida de Fernando Sardo, um praticante da luteria, manifestação artística que vai da construção e restauração, de um modo artesanal, de instrumentos de corda com caixa de ressonância, como o violino, a viola, o violoncelo, entre outros.

Sardo é pesquisador e construtor de instrumentos musicais de corda, sopro e percussão. Para realizar seu trabalho, ele mistura música com artes plásticas. O resultado são instrumentos e esculturas sonoras construídos com matérias-primas nativas, tais como cabaça, bambu, madeira, pedra, metal, vidro, plástico e papel. Além disso, Sardo realiza oficinas de luteria experimental por todo o Brasil. A idéia do filme surgiu quando Edu Felistoque e Nereu Cerdeira estavam finalizando o curta-metragem Zagati, em 2003. Querendo trabalhar com uma trilha sonora feita somente com instrumentos reciclados, eles entraram em contato com o trabalho de Fernando Sardo.

O documentário, que será exibido na Cinemateca de Curitiba no dia 15 de maio, sexta-feira, traz depoimentos do músico André Abujamra, do maestro Júlio Medaglia, do fundador da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, do maestro Daniel Misiuk, do rapper Thaíde, de Fernando Sardo e da violinista Badi Assad. Durante a primeira exibição, o diretor do filme, Eduardo Felistoque, estará presente para um bate-papo com os espectadores.






Serviço:

Cinemateca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti, 1174.

Musicagen (BR/2008 – 75’). Direção de Edu Felistoque e Nereu Cerdeira.

Dia 15, sessão às 20h e bate-papo com o diretor Edu Felistoque (entrada franca)

Dia 16 a 20, sessões às 16h e 20h (ingresso pago)

Dias 21 e 22, sessões somente às 16h (ingresso pago)

Nenhum comentário: