sexta-feira, 15 de maio de 2009

Literatura e formas animadas em cartaz no Teatro do Piá


O Grupo Merengue responde pela montagem da peça infantil de animação “A Viagem do Pescador na Ilha dos Quadrados”, com estreia neste domingo (17).

Neste domingo (17), às 11h, no Teatro do Piá, acontece a estreia do espetáculo de animação A Viagem do Pescador na Ilha dos Quadrados, com o Grupo Merengue. A temporada de apresentações prossegue até o dia 7 de junho, sempre aos domingos, dentro da tradicional programação para o público infantil, promovida pela Prefeitura de Curitiba. A montagem foi selecionada por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura e tem entrada franca.

O texto escrito por Valmor Beltrame, doutor em teatro e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, foi escolhido pelo Grupo Merengue pela riqueza literária e múltiplas possibilidades de encenação. Humor e poesia permeiam as diversas técnicas de formas animadas usadas pelo grupo para levar ao palco o realismo fantástico proposto pelo autor. Bonecos, atores, máscaras e teatro de sombras contam às crianças as aventuras de um pescador em suas viagens, destacando sentimentos como amizade, descoberta de diferenças e superação de desafios.

O Grupo Merengue tem no currículo mais de 20 anos de pesquisa e experiências cênicas. É formado pela atriz e bonequeira Olga Romero – que há 41 anos dedica-se à arte do teatro de animação – e seu filho Bernardo Grillo, na mesma profissão há 20 anos, atuando na criação de bonecos, cenários, efeitos de iluminação e sonoplastia.

O grupo percorre caminhos que o aproximam da Escola da Bauhaus, criada na Alemanha, após a 1ª Guerra Mundial, e que levantou questões que ainda hoje estão vigentes e permitem novas investigações. O Merengue segue a orientação do diretor da Escola da Bauhaus, professor Oskar Schlemmer, que retirou da cena o supérfluo para ficar com a essência do espetáculo.

A autora, diretora e atriz Olga Romero escreveu e dirigiu diversas peças teatrais. Inserida entre os nomes mais importantes do teatro infantil no Brasil, Olga também tem atuação reconhecida na América do Sul e na Europa. Realizou curso de aprimoramento em Bolonha, na Itália, e entre suas atividades estão oficinas e palestras sobre arte-educação, sempre com o objetivo de estimular a leitura. É de sua autoria o livro infanto-juvenil “Maria das Cores e seus Amores”, publicado em edição bilíngüe (português – espanhol) pela Editora Arte e Letra.

Serviço:

Peça “A Viagem do Pescador na Ilha dos Quadrados”, do Grupo Merengue de teatro de animação

Local: Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)

Data e horário: estreia no dia 17 de maio de 2009 (domingo), com sessões sempre aos domingos, às 11h, até 7 de junho de 2009

Entrada franca

Nenhum comentário: