quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Circo da Cidade leva arte e diversão à Cidade Industrial




O prefeito Beto Richa entrega à população as novas instalações do Circo da Cidade, às 16h30 desta quinta-feira (13).



Nesta quinta-feira (13), às 16h30, o prefeito Beto Richa inaugura oficialmente as novas instalações do Circo da Cidade, projeto viabilizado pelo Fundo Municipal da Cultura. Na ocasião, a lona armada na Rua David Xavier da Silva, s/n, Vila Nossa Senhora da Luz (Cidade Industrial de Curitiba), oferece uma sessão especial do espetáculo Circo Mundi, da Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná / Aspart.

A lona azul e laranja que marca o endereço já é ponto de atração no bairro. Com uma tecnologia que permite escurecer o interior, a lona possibilita abrigar, além das atividades circenses, projeções de filmes, apresentações de dança e peças teatrais, também durante o dia. Os 20 metros de diâmetro do espaço oferecem dois camarins, palco e equipamentos de som e luz. Com capacidade para 250 espectadores, o circo mantém a tradição das arquibancadas para acomodar a platéia.

A Aspart, companhia que responde pelo espetáculo Circo Mundi, também desenvolve seis oficinas simultâneas de artes circenses, dirigidas aos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino. As 192 horas de aulas, divididas em malabares, monociclo, tecido acrobático, salto, arame e clown (palhaço) , têm por objetivo o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização.

As oficinas tiveram início no dia 21 de outubro, com aulas às terças e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. No total, 80 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, são atendidos nos dois turnos. As atividades serão encerradas no dia 12 de dezembro e retornam em fevereiro de 2009, com a abertura do ano letivo.

O espetáculo Circo Mundi, cujas apresentações começaram no dia 17 de outubro, terá ao todo 48 sessões. Os shows, agendados para alunos de escolas municipais e entidades sociais, acontecem às quintas e sextas-feiras. A partir do dia 15 de novembro, também será realizada uma sessão gratuita aberta à comunidade, sempre aos sábados, às 15h. A temporada encerra no dia 13 de dezembro.

Criado especialmente para o projeto Circo da Cidade, o espetáculo inédito Circo Mundi reúne artistas que privilegiam todas as manifestações da arte circense. Ao lado de atrações tradicionais estão recursos teatrais e coreografias de dança, criando um roteiro que leva à reflexão sobre a trajetória do circo e de seus integrantes. A sonoplastia original, com música instrumental executada ao vivo, evidencia a magia do circo. Outro destaque é a utilização de teatro de sombras para que a platéia tenha a sensação de ter animais no picadeiro.



História – O Circo da Cidade anima os bairros curitibanos há cerca de 30 anos, constituindo-se em importante instrumento do município para a valorização da cultura local. Oferecendo oficinas de artes circenses e dando espaço para as manifestações artísticas das comunidades, é uma valiosa referência nos locais em que se instala e, em muitos casos, uma semente produtiva, capaz de revelar novos talentos.

Ao longo dos anos, o Circo da Cidade se adequou às políticas culturais, mas sempre manteve a disposição de atendimento à população da periferia. A revitalização do projeto Circo da Cidade tornou-se realidade por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba. O edital, vencido pela Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná / Aspart, destinou R$ 140 mil à companhia e mais R$ 153 mil à aquisição da lona, equipamentos e atividades de apoio.

Atualmente instalado na Cidade Industrial de Curitiba, onde permanecerá até julho de 2009, o Circo da Cidade cumprirá novos trajetos, percorrendo todas as Regionais curitibanas e desenvolvendo suas atividades durante um ano em cada endereço.



Serviço: Inauguração oficial do Circo da Cidade pelo prefeito Beto Richa Espetáculo Circo Mundi, da Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná / Aspart Data: 13 de novembro de 2008 (quinta-feira), às 16h30 Local: Rua David Xavier da Silva, s/n – Vila Nossa Senhora da Luz (Cidade Industrial de Curitiba) Entrada franca

Nenhum comentário: