quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Orquestra À Base de Corda faz show com André Abujamra


A Orquestra mostrará composições de André Abujamra em arranjos especialmente elaborados para o espetáculo.



O cantor, guitarrista e ator André Abujamra é o convidado da Orquestra À Base de Corda para o show que acontece neste sábado (18), às 20h, e domingo (19), às 19h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. Um dos artistas mais expressivos da música brasileira, Abujamra mostra suas composições em arranjos especialmente elaborados para a Orquestra.

André Abujamra lidera atualmente o grupo Karnak, que já tem três CDs gravados. O grupo ganhou o Clip de Ouro, da MTV, como banda revelação e o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhor grupo de 1995. Abujamra participou do grupo Os Mulheres Negras e da Banda Vexame. Em 1996 produziu os CDs da banda Pato Fu (Tem Mas Acabou) e Tom Zé. Já compôs músicas para diversas peças teatrais e ganhou vários prêmios por trilhas sonoras, entre eles, o Molière e o da Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais de São Paulo.

Como ator, André Abujamra atuou em filmes e programas de televisão, mas sua maior participação no cinema foi como autor de trilhas sonoras. Longas-metragens de sucesso tiveram a trilha musical dirigida por Abujamra, como Carlota Joaquina, de Carla Camuratti; Carandiru, de Hector Babenco; Bicho de 7 Cabeças, de Laís Bodansky; Um Copo de Cólera, de Aluízio Abranchess; Castelo Ratimbum, de Cao Hamburger, entre outros. Na TV, o músico e ator participou das séries Retrato Falado, A Grande Família e A Diarista e da novela Beleza Pura, no papel de Thiago.

As apresentações fazem parte da temporada 2008 dos grupos artísticos mantidos pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. A Orquestra À Base de Corda foi criada por Roberto Gnattali, em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, possui formação instrumental ímpar – com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – o que confere ao grupo sonoridade bastante particular.

Seu repertório procura abranger diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes. Os arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro. Já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andrea Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato e Ná Ozzetti. Entre suas apresentações mais importantes estão as realizadas nas Oficinas de Música de Curitiba (2001 a 2008) e no 8º Festival Brasil Instrumental de Tatuí.


Serviço: Show da Orquestra À Base de Corda com o guitarrista André Abujamra Datas: 18 de outubro (sábado), às 20h, e 19 de outubro (domingo), às 19h Local: Auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico) Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível. Informações: (41) 3321-2847

Nenhum comentário: