terça-feira, 17 de julho de 2018

Almoço a 6 maos no Estação Bistrô

 
 
No próximo dia 22, o Estação Bistrô Restaurante-escola serve um almoço mais do que especial: serão três chefs dividindo as panelas para um menu que reprisa, também, sabores da última edição do The Taste Brasil, programa da GNT, no qual Bruno Justo participou da finalíssima. Outro Bruno - o Monreal - também foi um dos 11 mil selecionados deste ano para as 16 vagas existentes no programa. O chef Júnior Monteiro, do Estação Bistrô, coordenou os testes, e garante que o resultado vai ser surpreendente.

Os convites já estão à venda no restaurante-escola.
 
 
Que tal uma experiência gastronômica digna dos mentores do The Taste Brasil, o programa  de culinária do GNT que este ano registrou 11 mil inscritos para as 16 vagas e contou com dois santistas de nome Bruno, um dele na finalíssima?
O Estação Bistrô Restaurante-escola juntou o talento de seu chef Júnior Monteiro com a arte de Bruno Monreal e Bruno Justo para um almoço a seis mãos no próximo dia 22, que vai reprisar as sensações dos jurados Andre Mifano, Claude Trosgros, Felipe Bronze e Helena Rizzo na quarta temporada do programa, encerrada em 28 de junho.
Os convites para o primeiro horário, das 12h às 14h, já estão à venda por R$ 140,00 no próprio restaurante-escola (Largo Marquês de Monte Alegre,2, Valongo, Centro Histórico), que também aceita reservas pelo telefone 3219-2975. O valor inclui duas colheres degustação, entrada, dois pratos principais e sobremesas, além de bebidas - vinhos tinto e branco, refrigerantes, águas com e sem gás.
HORÁRIO – Marcela Figueiredo, coordenadora do Estação Bistrô junto à UniSantos, parceira da Setur (Secretaria de Turismo) no projeto do restaurante-escola, adianta que os convidados devem comparecer às 12h, uma vez que os três chefs apresentarão detalhes dos pratos, que serão servidos em uma sequência lógica, de forma a extrair o melhor sabor dos ingredientes. O horário das 14h às 16h somente será aberto após esgotados os 60 lugares disponíveis no primeiro lote de convites.
         A ideia do almoço especial foi oferecer elementos do programa, para uma experiência semelhante à obtida pelos mentores do The Taste Brasil, conforme explicou o chef Júnior Monteiro. “Tanto que duas colheres avaliadas durante o programa serão servidas primeiro”, explicou, referindo-se ao moussaka caipira, com carne de cordeiro e abóbora em camadas, e ao arroz frito, cogumelos frescos e abacaxi. Este último oferecerá a experiência do umami, palavra de origem japonesa que representa um dos cinco gostos básicos do paladar humano, junto com o doce, azedo, amargo e salgado.
PRATOS – O almoço a seis mãos terá, como entrada, beterraba assada e em creme com queijos, servidas com molho de iogurte e chancliche (queijo árabe). O primeiro prato será peixe crocante com emulsão de bacon e quiabos tostados, criação de Bruno Justo, enquanto porco irlandês remete à vivência de Bruno Monreal na Irlanda – trata-se de uma picanha suína com splash de beterraba e cogumelos shimeji curtidos no Baileys, creme de licor irlandês, feito a partir do uísque.
         A sobremesa é um mix de criações dos chefs: creme de queijo doce, pãozinho de nozes, e sorvete de abóbora e especiarias, arrematados com tuille de cravo. Aliás, a sobremesa é um dos pratos mais elaborados, afirmou Júnior Monteiro, confidenciando que os três chefs produziram o cardápio inteiro várias vezes, no próprio Estação Bistrô, até chegar ao resultado de “experiência de melhor paladar”, a ser apresentado.

Nenhum comentário: