segunda-feira, 30 de julho de 2018

Alessandra Leão e Lívia Mattos mostram a força feminina e do Nordeste em show duo na Audio Rebel



Voz, sanfona e percussão se encontram em apresentações que mostram o repertório autoral de cada uma, além de parcerias e homenagens

A música propicia encontros potentes como poucos ambientes o fazem. Exemplo é a união de Lívia Mattos, cantora, compositora e sanfoneira, e Alessandra Leão, cantora, compositora e percussionista. A primeira, baiana, e a segunda, pernambucana, apresentam uma série de shows em duo, e chegam ao Rio de Janeiro para um show na Audio Rebel, no dia 01/08 (quarta-feira). A casa abre às 20h e os ingressos custam R$20.

Com músicas selecionadas de seus repertórios individuais, além de arranjos para parcerias inéditas, a dupla ainda homenageia grandes nomes da música como Capiba, um dos maiores compositores de frevo de Pernambuco, e a cantora e compositora Lhasa de Sela - referências presentes na estética sonora dos projetos de Alessandra e Lívia.

Alessandra Leão é percussionista, compositora e cantora. Iniciou sua carreira em 1997 com o grupo Comadre Fulozinha e atuou ao lado de músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa, Kimi Djabaté (Guiné Bissau), Florencia Bernales (Argentina), entre outros. Em 2006, Alessandra deu início ao seu trabalho autoral com o elogiado Brinquedo de Tambor, produzido e arranjado em parceria com o violeiro, compositor e arranjador Caçapa. Em 2008 lançou o CD do projeto Folia de Santo, idealizado, coordenado e produzido por ela. Em 2009, lançou seu segundo CD solo “Dois Cordões”, produzido por Caçapa e com patrocínio da Petrobrás, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nesse mesmo ano compôs a trilha sonora do espetáculo teatral Guerreiras, de Luciana Lyra, lançado em formato de livro + CD em 2010. Tem realizado turnês no Brasil, Argentina, Colômbia, França, Bélgica, Portugal e Holanda. Radicada em São Paulo desde 2014, apresenta o show Punhal de Prata, ao lado do músico Rafa Barreto, com um repertório dedicado às composições de Alceu Valença lançadas nos anos setenta. Lançou a trilogia de EPs Língua – “Pedra de Sal”, “Aço” e “Língua” - entre novembro de 2014 e setembro de 2015, com colaboração de Caçapa, da artista plástica Vânia Medeiros, da atriz e dramaturga Luciana Lyra.

Lívia Mattos é acordeonista e cantautora. Começou a sua carreira artística em 2002, no circo, onde despertou o interesse pelo acordeom como recurso cênico. A partir de então incursionou no meio musical, em bandas e espetáculos, dividindo-se entre palcos e picadeiros. Com o seu trabalho musical, apresentou-se em festivais pelo mundo como Accordions Around the World, em Nova Iorque; no Akkorden Festival Wien, em Viena; e Sommerwerft Festival, em Frankfurt, entre outros, além de participar do programa OneBeat 2017, apresentando-se por quatro estados estadunidenses, com 25 músicos de 17 países diferentes. Em 2017, lançou o álbum autoral "Vinha da ida", pelo Natura Musical, com o qual vem circulando pelo país.  No período de São João, apresenta o show Arraiá da Sanfoneira, e nos carnavalescos, o Folia de Fole, criados especialmente para estes festejos populares. Concomitante ao seu trabalho, acompanha o cantor e compositor Chico César em shows pelo país, como também pela Europa e América Latina. Pesquisadora sobre a música no circo no país, a também socióloga vem registrando entrevistas com circenses veteranos, bem como criando performances e intervenções a partir dessa interface. "A Sanfonástica Mulher-lona", "Sanfona aérea" e "Mono Amour" foram trabalhos artísticos criados a partir dessa trajetória entre a música e o circo.

Conhecida pelo clima intimista, a Audio Rebel é uma casa de show localizada na Zona Sul do RJ. O local reúne nomes internacionais e nacionais de diversos gêneros, organizando ensaios e gravando discos de cantores independentes. Além disso, lá também funciona uma loja de instrumentos musicais e uma oficina de luthieria (confecção de instrumento de cordas). O espaço fica na Rua Visconde de Silva, 55, em Botafogo.

Serviço
Alessandra Leão e Lívia Mattos
Data: 01/08/2018 (quarta-feira)
Horário: 20h (abertura da casa às 19h)
Local: Audio Rebel
Ingressos: R$20
Classificação: 16 anos
Capacidade da casa: 90 pessoas (lotação máxima)
Forma de pagamento: para o ingresso, apenas dinheiro; no bar, todos os cartões de crédito.
Casa equipada com ar condicionado e wi-fi gratuito
Horário de funcionamento da bilheteria: todos os dias, de 13h às 21h

Mídias

Alessandra Leão:

Lívia Mattos:

Nenhum comentário: