terça-feira, 20 de março de 2018

“Influenciadores da Vida Real” chama atenção para problemática da favela


Com a internet, as pessoas passam horas curtindo conteúdos criados por influenciadores. E se essa atenção fosse dividida para lugares que necessitam do nosso olhar? Esse é o objetivo da campanha “Influenciadores da Vida Real”, que adapta atividades comuns das webcelebridades para a realidade do morador de favela, como Look do Dia, Dieta Lowcarb e Projeto Verão.
Em campanha, moradores(as) de favelas aproveitam tendência de “influencers” para chamar atenção para seus problemas

Criada pela agência Grupo Image, com fotos de André Costa, a campanha apresenta cinco influenciadores da vida real que, por meio de contas no Instagram, divulgam a realidade de quem vive em comunidades invisíveis e muitas vezes esquecidas pelo poder público.

Rose, moradora da Vila Moraes, em São Bernardo do Campo, é a protagonista da peça lowcarb. Estudante de direito e mãe de 4 filhos, ela mostra, através da conta @Rose_vidareal, a violação dos direitos dos moradores do local, e, sem perder o humor, apresenta também o seu prato de arroz e feijão, lembrando que muitas famílias não podem pensar em dieta quando a luta diária é para ter o alimento na mesa.

“A importância e responsabilidade de ser um influenciador da vida real é que, com meu exemplo, posso ajudar outras pessoas a ter uma perspectiva de vida melhor. É sair da fala ‘se Deus quiser’ e usar no dia a dia o ‘eu quero, eu posso, eu existo’. É como sair da casinha, abrir as asas e se abrir para o novo, sem perder a essência e, sem medo, lutar contra esse sistema falido a fim de que prevaleça a empatia e alteridade por onde eu passar”, conta Rose.

A campanha “Influenciadores da Vida Real” é também um convite para a COLETA, uma das principais ações sociais da organização TETO Brasil. Nos dias 13, 14 e 15 de abril, milhares de voluntário irão às ruas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR), Salvador (BA), Belo Horizonte, Campinas (SP), Santo André (SP), Santos (SP), Bauru (SP), Taubaté (SP), Niterói (RJ), Duque de Caxias (RJ) e Feira de Santana (BA), para denunciar a realidade vivida diariamente por 11 milhões de pessoas nas favelas do Brasil e arrecadar recursos para financiar projetos de moradia e infraestrutura em mais de 40 comunidades onde a organização atua.

“Nos últimos anos tivemos um aumento do déficit habitacional e de pessoas indo morar em favelas, ao mesmo tempo que temos percebido cortes significativos nas políticas públicas de habitação que tendem a agravar ainda mais esta situação de calamidade pública. Queremos mobilizar o maior número de pessoas, que indignadas com estas condições, possam ir para as ruas denunciar e arrecadar recursos para colocar soluções concretas em prática.” comentou Bruno Dias, Gestor Executivo do TETO-Brasil.

Sobre o TETO
TETO é uma organização internacional que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias, por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção
focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, o TETO conta com soluções de moradia e projetos de melhoria do entorno da comunidade, como a construção de  casas emergenciais, associações comunitárias, reforma de acessos, projetos de pavimentação, além do fortalecimento de lideranças comunitárias e oficinas de direito. O TETO é associado à organização internacional TECHO, presente em 19 países da América Latina. Há mais de 10 anos no Brasil, a organização já trabalhou em mais de 120 comunidades, construiu mais 3.400 casas emergenciais, desenvolveu 30 projetos comunitários e mobilizou mais de 45 mil voluntários.

Ficha técnica

Agência: Grupo Image
Título: Influenciadores da Vida Real
Produto: Coleta - Evento do TETO Brasil
Cliente: TETO Brasil
CEO: Patricia Casseano
Diretor de Mídias Sociais: Leonardo Araujo
Diretor de Criação: Bruno Vaz
Direção de Arte: Bruno Vaz, Vinicius Alexandre e Gregory Moreira
Redator: Leonardo Araujo
RTVC: Vitor Morgado
Produção Filme
Produtora: Grupo Image
Diretor: Bruno Vaz e Leonardo Araujo
Produtor Executivo: Vitor Morgado
Direção de Fotografia: André Costa
Fotógrafo: André Costa
Pós-Produção e edição: Vitor Morgado
Finalização: Vitor Morgado

Nenhum comentário: