quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Museu Pelé recebe exposição do fotógrafo Tadeu Nascimento





         De um lado do Casarão do Valongo, as glórias do Atleta do Século; do outro, as obras de um gênio da fotografia. Quem for visitar o Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre 1 – Valongo), a partir desta terça-feira (23), poderá conferir o talento do fotógrafo Tadeu Nascimento, na exposição ‘Confesso que Vi”.
         A mostra comemora os quarenta anos da trajetória do profissional que inspirou fotógrafos dentro e fora Baixada Santista, tendo seu trabalho publicado nos grandes jornais e revistas do país, além de receber reconhecimento de artistas de renome, casos das atrizes Bibi Ferreira e Regina Duarte. Nascimento foi também fotógrafo do Diário Oficial de Santos por 25 anos.   
Dentre os prêmios conquistados pelo profissional, destaque para a menção honrosa no 23º Concurso Fotográfico Internacional Nikon Contest, em 1993, com participação de mais de oito mil fotógrafos do mundo inteiro.

Da película ao digital

Na exposição, o público vai apreciar o início de carreira do fotógrafo, quando ainda vivenciava a magia da câmera escura, executando ele próprio todo o processo de revelação e ampliação das fotos. A mostra abordará o início do processo digital, dividido em dois períodos: o primeiro quando as câmeras digitais não apresentavam o mesmo resultado de uma película e o segundo, quando a foto digital tecnicamente superou a analógica.
Para o fotógrafo, com o avanço da tecnologia, o processo fotográfico perdeu o charme e o glamour que encantava as pessoas. Em paralelo, a facilidade de aprendizado, o surgimento dos smartphones e seus aplicativos ampliaram de maneira muito intensa a "fotoinformação" da sociedede. Ainda segundo ele, há mais aspectos positivos que negativos neste movimento.
"É inquestionável que a fotografia digital faz parte do processo tecnológico que vem revolucionando as técnicas de várias áreas, seja na medicina, na engenharia, na área de humanas... É algo irreversível."
A exposição ‘Confesso que Vi’ pode ser conferida até o 1º de abril, de terça a domingo, das 11h às 17h. A mostra tem o apoio do Foto Louzada e da Moldura Minuto.

Nenhum comentário: