quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Documentário sobre arquiteto Paulo Mendes da Rocha estreia em várias capitais


O documentário longa-metragem “Tudo É Projeto”, sobre a vida e a obra de um dos arquitetos mais respeitados do Brasil e do mundo, Paulo Mendes da Rocha, terá estreia dia 14 de dezembro em São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Goiânia. O filme ganhou o prêmio do público de Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Arquiteturas Film Festival de Lisboa. A partir do olhar e das entrevistas da filha, Joana Mendes da Rocha, que divide a direção do longa-metragem com Patricia Rubano, “Tudo É Projeto” apresenta as ideias e as opiniões, por vezes consideradas polêmicas, sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica do profissional de quase 90 anos de idade.
Autor de obras no Brasil e no exterior, Paulo Mendes da Rocha coleciona medalhas, títulos e prêmios, dentre eles, o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Para Paulo Mendes da Rocha, “uma cidade, antes de mais nada, é uma construção”. Confira o trailer oficial do documentário em https://vimeo.com/217190741.
Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 06/2013), o longa-metragem foi produzido com exclusividade para o Curta! pela Olé Produções com o apoio da Casa da Arquitectura de Portugal e coprodução da Opa! Além da exibição no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, “Tudo É Projeto” foi exibido em diversos festivais europeus: Archictecture Film Festival Rotterdam, Lund International Archictecture Film Festival, Milano Design Film Festival e Istanbul International Architecture and Urban Film Festival. No dia 15/12, em que é celebrado o “dia do arquiteto”, o filme estará em Havana, Cuba, no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano. Na TV, o documentário estreou com exclusividade no Curta! em novembro. Em Brasília as sessões tem apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil do Distrito Federal, em Porto Alegre conta com o apoio do IAB-RS e em Goiânia da Revista Di Casa.
FICHA TECNICA
Direção: Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano
Roteiro: Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano e Selma Perez
Produção Executiva: Gal Buitoni e Luiz Ferraz
Montagem: Selma Perez
Direção de Fotografia: Pablo Hoffmann
Fotografia Adicional: Lito Mendes da Rocha, Marília Scharlach, Rodrigo Menck e Tomaz Viola
Coordenação de Produção: Lucas Gattaz
Trilha Sonora: Gustavo Garbato e Guilherme Garbato
Som direto: André Bellentani, Cassio Fabiano e Julio Abreu
Edição de som e mixagem: Garbato Bros
Design Gráfico: Nadezhda Mendes da Rocha
Finalização e pós-produção: Quanta Post
Produção: Olé Produções
Co-Produção: Opa!
Co-produção: Canal Curta!

Nenhum comentário: