sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Relação entre ficção e realidade são tema de conferência no Solar do Rosário


 
O escritor e professor Tiago Amorim realiza no dia 30 de outubro, às 19h30, no Solar do Rosário, a conferência "Por que precisamos da ficção?". O encontro trata da necessidade da fantasia e dos "ensaios de vida" que a arte proporciona, como define Amorim. Radicado em Portugal há pouco mais de um ano, onde conclui mestrado em Antropologia Cultural, ele retorna a Curitiba para compartilhar seus estudos num encontro enriquecedor. Inscrições a R$ 60.
 
Ao longo dos últimos anos Amorim tem proferido cursos e escrito artigos sobre a relação entre literatura e antropologia. Um dos principais temas que ele aborda é a compreensão da vida humana a partir da ficção ou das narrativas literárias. O tema foi abordado por Amorim no seu primeiro livro, "Abertura da Alma" (Editora Danúbio), que reúne ensaios sobre alguns clássicos da literatura universal. Em 2016, ele lançou "Por que não somos felizes?" (Editora Simonsen)."É uma obra de caráter mais filosófico, mas que também vai ao encontro de uma antropologia filosófica que pretender investigar melhor a condição humana", conta.
 
Sobre a conferência no Solar, o professor pretendo estabelecer a relação entre o "mundo pessoal, subjetivo" e "mundo ficcional, possível". "Quero demonstrar aos ouvintes o quanto "ganhamos" com a leitura das obras literárias, no sentido de que seus mundos imaginados enriquecem o meu mundo interior", explica. "Aquela sensação de insuficiência ou tédio, insatisfação com a própria vida que muitos sentimos, vem em parte em virtude de uma pequenez interior, de um "mundinho" restrito que cultivamos e ao qual nos agarramos, esperando que baste para viver. Mas não basta".
 
Seguir os dias sem lirismo é insuficiente, complementa Amorim. "A ficção não apenas me oferece mundos maiores e mais dinâmicos, como também, ao fazer isto, promove possibilidades dentro de mim, que passo a ver a vida com olhos enriquecidos", conclui.
  
Conferência com o professor e escritor Tiago Amorim
 
DATA: 30 de outubro  (segunda-feira)
HORÁRIO: 19h30
LOCAL: Solar do Rosário
ENDEREÇO: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico, Curitiba - pr
INSCRIÇÕES: R$ 60
INFORMAÇÕES: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br
 
 

Nenhum comentário: