terça-feira, 3 de outubro de 2017

CAIXA CULTURAL RECEBE O CURTA 8 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA SUPER 8 DE CURITIBA




A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 5 a 8 de outubro, a décima terceira edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8 — o “Curta 8”. Este ano a programação do evento conta com a exibição de 74 filmes vindos de 8 países, e três mostras paralelas que vão das fronteiras estaduais para as nacionais e sul-americanas – do Paraná ao Brasil e à Argentina -, explorando trabalhos em super 8 que transitam da animação ao documentário e ao experimental. Todas as sessões têm entrada franca.
O Curta 8 traz, também, uma mostra especial com dois superclipes realizados por cineastas da cidade e com performances musicais ao vivo de artistas locais. Tudo isto, mais o aguardado “Dia do Filme Caseiro” (Home Movie Day), onde o público pode trazer seus rolinhos de casa para serem projetados em sessão especial comentada. O festival promove, ainda, o lançamento do livro "Super 8 no Brasil: Um Sonho de Cinema", de Antônio Leão Neto, que já participou do Festival na condição de jurado.

Homenagem a Hugo Mengarelli
Outro destaque deste ano está na abertura do Festival, que exibe os filmes “O Mágico” e “O Besouro”, de Hugo Mengarelli. Argentino radicado em Curitiba, há décadas ele contribui para a formação de artistas locais inspirando-os com sua paixão incondicional pela sétima arte e pelo teatro. 
Por sua trajetória na história do superoitismo paranaense, Mengarelli receberá o Troféu Leandro Bossy Schip, criado ano passado como lembrança e homenagem à memória do idealizador do Curta 8, que nos deixou repentinamente em 2016. Entregue pela primeira vez a sua família, o troféu “Super Schip”, a partir deste ano, destina-se a homenagear figuras marcantes do cinema super 8.

Mostra irm(ã)os Wagner
O Curta 8 também homenageia os irm(ã)os Wagner. Ingrid Marie, Elizabeth Elze, Rosane Edith e Helmuth Jr. (Muti) - filhos do consagrado fotógrafo Helmuth Erich Wagner e da desenhista imaginativa Edith Pitz Wagner, são autodidatas que iniciaram no cinema na bitola super 8 em 1976, apresentando seus primeiros filmes na Cinemateca de Curitiba. Entre outros, produziram “Ensaios”, “Metamorfose”, “A cidade dos executivos”, “Pudim de morango” e “Foi pena q...”, filmes que serão exibidos no Curta 8.
O desafio dos filmes em Tomada Única
Outra grande atração do Festival, que sempre gera aflição entre participantes e público, são os filmes em Tomada Única. Realizados com apenas um cartucho, eles são filmados na ordem narrativa do roteiro e não passam por edição posterior. Juntos, tanto público quanto realizadores assistirão aos filmes pela primeira vez na tela grande e com a trilha executada ao vivo durante a projeção.
A maioria das películas em Tomada Única é fruto da oficina gratuita organizada pelo Curta 8, que antecede o evento. Este ano são 17 filmes produzidos a partir do encontro, além de outros nove de realizadores independentes. Vale salientar, que durante as sessões o público participa votando nos filmes que mais gostar em todas as mostras competitivas. 

Sobre o Curta 8
Criado em 2005, o Festival cresceu rapidamente impulsionado pela paixão que ainda permanece pelo filme analógico. Ao longo dos anos o Curta 8 conseguiu parcerias fora do país, até se consolidar como evento mundial do gênero em 2008, com o patrocínio da CAIXA. Atualmente em sua décima terceira edição, o evento é uma das maiores iniciativas já realizadas no Brasil, e um dos poucos festivais dedicados ao culto da bitola Super 8 nas Américas.

A programação completa do evento estará disponível nos sites 
www.curta8.com.br e www.caixacultural.com.br

PROGRAMAÇÃO

DIA 5 OUT 2017 - QUINTA-FEIRA
18h30
Abertura – Filmes de Hugo Mengarelli
20H30
Mostra de Filmes Finalizados em Digital / Mostra de Filmes em Tomada Única Independentes / Mostra de Filmes em Tomada Única Oficina /PR / Mostra em Tomada Única Clipes

DIA 6 OUT 2017 – SEXTA-FEIRA
18H30
Mostra Ivan Cordeiro
20H30
Mostra de Filmes Finalizados em Digital / Mostra de Filmes Finalizados em Película / Mostra de Filmes em Tomada Única Independentes / Mostra de Filmes em Tomada Única Oficina /PR

DIA 7 OUT 2017 - SÁBADO
17H
Lançamento do Livro – “Super 8 no Brasil: Um sonho de Cinema, de Antônio Leão
18h30
Mostra Irmã(o)s Wagner
20H30
Mostra de Filmes Finalizados em Digital / Mostra de Filmes em Tomada Única Independentes / Tomada Única Oficina /PR/ Mostra de Filmes Finalizados em Película / Mostra de Filmes em Tomada Única Clipes

DIA 8 OUT 2017 - DOMINGO
16H
Dia Do Filme Caseiro - Com Lucas Vega e Eugenia Castello
18h30
Mostra Ernesto Baca
20H30
Cerimônia de Encerramento e Premiação

SERVIÇO:
“Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba”
Data: 5 a 8 de outubro de 2017
Horário: quinta a sábado sessões às 18h30 e 20h30. Domingo sessões às 16h, 18h30 e 20h30. Consultar programação completa no sitewww.caixacultural.com.br
Local: CAIXA Cultural Curitiba
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro
Ingressos: entrada franca, com os ingressos devendo ser retirados diariamente, uma hora antes da primeira sessão
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 13h às 20h)
Capacidade: 125 pessoas (123 lugares fixos e dois espaços para cadeirantes)
Classificação etária: Livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário: