sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Maria Ó apresenta seu primeiro álbum na Casa - Museu Ema Klabin


 
   De uma São Paulo cosmopolita, surge uma compositora madura que carrega consigo muitos afetos e brasis.      Foto : Haroldo Saboia
No próximo dia 7 de outubro (sábado), às 16h30, a cantora Maria Ó se apresenta na Casa-Museu Ema Klabin  pela Série Nova Música.  No repertório, músicas do seu primeiro álbum  “dança três” e  algumas inéditas como "Se Eu Saio e Você Dança" e "Salão das Ilusões". 
Maria Ó é compositora, violonista e educadora musical, iniciou seus estudos de música ainda adolescente em São José dos Campos, cidade onde cresceu. Aos 16 anos compôs as primeiras canções. Estudou violão popular na EMESP, e atualmente cursa o último ano da Faculdade de Música da Universidade de São Paulo. Entre 2009 e 2012 integrou o Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga, onde se aproximou da linguagem do samba e da cultura popular. Na capital Maria Ó também passou por experiências com composição de trilha para cinema e teatro.
A cantora Maria Ó (voz, violão e guitarra) se apresenta na Fundação Ema Klabin  acompanhada por Klauss Sena ( Baixo), Guilherme Kafé (Guitarra, Violão e Voz),  Igor Caracas (Bateria) e Ariel Coelho(Percussão).
A programação musical da Fundação Ema Klabin tem apoio cultural do ProAC/ICMS - Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Klabin S.A.
O álbum:
Sob o convidativo título “dança três”, a cantora e compositora Maria Ó lança seu disco de estreia. Driblando dualismos normativos, o álbum transita por entre fronteiras e gêneros, sejam eles musicais, regionais, sexuais ou afetivos. Dessa inquietação reluzem novos elementos. Natural de São Paulo, Maria Ó iniciou sua carreira no interior vindo posteriormente para a capital do estado. Com interpretação despojada e flertando com a fala, a cantora paulista nos apresenta o resultado de um longo processo de empoderamento artístico que reúne composições que datam de 2008 a 2016, tempo em que ela retornou à cidade natal. 
Com letras poéticas e críticas de um cotidiano por vezes duro, mas que no auge de seu realismo revela em si o fantástico. Contando com a produção musical dos cearenses Igor Caracas e Klaus Sena, além da coprodução de Guilherme Kafé, “dança três” registra também o encontro entre regiões. No disco, a diversidade de pulsos e ritmos convida o corpo à dança ao passo que versos marcantes nos levam a um universo poético singular. 
REPERTÓRIO:  DAS ÁGUA (MARIA Ó) ,  DANÇA TRÊS (MARIA Ó),  O QUE TEM PRA HOJE (MARIA Ó),  FILHO DE OGUM (MARIA Ó),  MILONGA DE FIM DE FESTA (MARIA Ó), NOVEMBRO (MARIA Ó), NUNCA APENAS DUAS (MARIA Ó),  NUÁ (MARIA Ó),  SE EU SAIO E VOCÊ DANÇA (MARIA Ó), SALÃO DAS ILUSÕES (MARIA Ó), FLUTUA (MARIA Ó).

Visite a Casa - Museu Ema Klabin: 
A Casa-Museu Ema Klabin reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. A Fundação Ema Klabin comemora em 2017 dez anos.
O espaço cultural abre de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Serviço:
Série - Nova Música – Maria Ó
Data: 7  de outubro - sábado
Horário: 16h30
Visita livre ao acervo: das 14h às 17h
Entrada Franca
170 lugares
Para conhecer o trabalho da artista:
Ao Vivo no Showlivre:https://youtu.be/k8fjWKZ9il0
Fundação Ema Klabin -  ww.emaklabin.org.br  
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.  Tel: 11 3897-3232

Nenhum comentário: