quinta-feira, 3 de novembro de 2016

FÓRUM IBERO-AMERICANO DE CRÍTICA DE TEATRO TRAZ ESPECIALISTAS À CAIXA CULTURAL CURITIBA

 
 
Críticos do Brasil, Portugal, Espanha Uruguai e Argentina prometem debater a crítica teatral da atualidade com quem faz teatro e com o público
 
 
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 11 a 13 de novembro, Idiomas – Fórum Ibero-americano de Crítica de Teatro. Durante três dias, em encontros com entrada franca, profissionais de teatro e público terão a oportunidade de debater a linguagem teatral da atualidade. O evento inédito em Curitiba trará à cidade especialistas nacionais e internacionais, que farão palestras seguidas de debates.
 
Idiomas propõediscussões aprofundadas sobre temas-chave do exercício da crítica de teatro e seus desafios na atualidade, além da formação de profissionais desta arte. Idealizado pela crítica de teatro Daniele Avila Small, criadora da revista eletrônica Questão de Crítica, do Rio de Janeiro, o evento tem curadoria dela e da crítica de teatro Luciana Romagnolli, fundadora do site Horizonte da Cena, de Minas Gerais.
 
Durante os três dias de programação, passarão pelo teatro da CAIXA Cultural Curitiba importantes pensadores da cena teatral de Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina e do Brasil. As atividades serão na noite de sexta-feira (11), em três horários no sábado (12) e na manhã de domingo (13). A programação completa está disponível no endereço idiomasforum.wordpress.com .
 
Programação
 
Data: 11 de novembro (sexta-feira)
Horário: das 19h às 22h
TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS DA CRÍTICA CONTEMPORÂNEA – PENÍNSULA IBÉRICA com Rui Pina Coelho (Portugal) e Óscar Cornago (Espanha). Mediação: Daniele Avila Small (Rio de Janeiro).
 
Data: 12 de novembro (sábado)
 
Horário: das 10h às 12h30
PODERES E LEGITIMAÇÕES DA CRÍTICA DE TEATRO com os críticos Bernardo Borkenztain (Montevidéu) e Welington Andrade (São Paulo) e da encenadora Sueli Araújo (Paraná). Mediação: Francisco Mallman (Paraná).
 
Horário: das 14h30 às 17h00
CRÍTICA DE CURADOR E DE PESQUISADOR com a curadora Paula de Renor (Pernambuco), Rodrigo Eloi da Silva (São Paulo) e a pesquisadora Michele Rolim (Rio Grande do Sul). Mediação: crítica Soraya Belusi (Minas Gerais).
 
Horário: 18h00
Lançamento do site DocumentaCena – Plataforma de crítica
 
Horário: das 19h às 21h30
O CRÍTICO COMO ARTISTA E ESPECTADOR com os críticos Patrick Pessoa e Mariana Barcelos (Rio de Janeiro), Daniel Toledo (Minas Gerais) e Jorge Louraço (Portugal). Mediação: Pollyanna Diniz (Pernambuco).
 
Data: 13 de novembro (domingo)
Horário: das 11h Às 13h30
TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS DA CRÍTICA CONTEMPORÂNEA – AMÉRICA LATINA. Com o crítico teórico Jorge Dubatti (Argentina) e a crítica María Esther Burgüeño (Uruguai). Mediação: Luciana Romagnolli (Minas Gerais).
 
 
Serviço
Fórum: Idiomas – Fórum Ibero-Americano de Crítica de Teatro
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 11 a 13 de novembro de 2016 (sexta a domingo)
Horário: 4h30 às 17h, às 18h e das 19h às 21h30. Domingo, das 11h às 13h30.sexta, das
Ingressos: entrada franca mediante retirada de ingressos na bilheteria para a palestra do dia
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 20h, sábado, das 9h às 18h30, domingo, das 10h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
 

Nenhum comentário: