quarta-feira, 26 de outubro de 2016

CAIXA CULTURAL CURITIBA OFERECE OFICINA DE ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO



Roteirista Fidelys Fraga revela os desafios do ofício a quem quer trabalhar com roteiro para cinema e televisão



A CAIXA Cultural Curitiba realiza, de 16 a 20 de novembro (quarta a domingo), sempre das 14h às 18h, o evento Da Imagem à Palavra – Oficina de Roteiro Cinematográfico, comandada pelo experiente roteirista Fidelys Fraga. Os interessados devem mandar e-mail entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro para gentearteirapr@caixa.gov.br . A oficina gratuita tem 20 vagas e os participantes receberão certificação.
A oficina oferece contato e aprofundamento com a técnica da escrita para cinema e televisão. As aulas exploram o desenvolvimento da escrita criativa e o embasamento teórico da linguagem específica do audiovisual. Os participantes terão a chance de experimentar técnicas de criação de histórias, estruturação em escaletas, construção de personagens e desenvolvimento de diálogos.
As aulas são teóricas e práticas, partindo sempre da análise de filmes consagrados. Somada aos exercícios propostos, que exploram as dificuldades recorrentes na elaboração de um roteiro de cinema, a técnica surge como uma ferramenta prática do oficio do roteirista e não como um modelo que engessa e limita a criatividade.
Fidelys Fraga tem mais de 20 anos de experiência em audiovisual e teatro.  Participou do movimento Nova Dramaturgia Brasileira, quando escreveu e dirigiu vários espetáculos no eixo Rio-São Paulo, entre eles “Teresa D´Ávila” vencedor de dois Prêmios Shell. Formado como roteirista pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, trabalha para cinema e para televisão. Atualmente é roteirista de duas séries de televisão que serão exibidas em 2017: Roda Choro e Fronteiras Fluidas. Fidelys Fraga é também licenciando em cinema pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

Serviço
Oficina: Da Imagem à Palavra – Oficina de Roteiro Cinematográfico
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 16 a 20 de novembro de 2016 (quarta a domingo)
Horário: das 14h às 18h
Inscrições: os interessados devem mandar e-mail entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro para gentearteirapr@caixa.gov.br (vagas limitadas)
Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos

Nenhum comentário: