quinta-feira, 28 de julho de 2016

Curitiba ganha novo espaço para a arte

 
Mix de galeria, cafeteria e bistrô, Café Bathé inaugura com duas mostras, uma delas com obras de Picasso, Dali e Portinari, entre outros mestres.
Grandes mestres reconhecidos internacional e nacionalmente compõem as duas exposições que marcam a inauguração do Café Bathé, novo espaço voltado à arte e gastronomia em Curitiba. Numa delas, o artista plástico Jonas Paim exibe suas obras abstratas e figurativas. No pavimento superior, uma mostra de acervo reúne trabalhos de Picasso, Salvador Dali, Inos Corradin, Di Cavalcanti, Portinari, Juarez Machado e Poty Lazzarotto, entre outros artistas consagrados. As exposições ficam em cartaz até o dia  21 de setembro, com entrada franca.
O casarão dos anos 60, foi completamente reformado, porém conservando características originais. “O conceito do espaço interno é inspirado nas formas orgânicas do artista catalão Gaudí”, conta a empresária Pollyane Lattmann, que tem como sócio e responsável pela gastronomia o filho, chef João Gattringer.
Assina o projeto a arquiteta Marina Dal Ponte , que destaca: “as referências dos anos 60 foram utilizadas junto a uma releitura contemporânea. O projeto arquitetônico buscou no salão da cafeteria o charme e o aconchego, onde as obras ficam dispostas entre as mesas e os lounges. O piso superior foi cuidadosamente projetado para receber exposições, com espaços livres e móveis minimalistas e neutros, focando a atenção para a cultura que move o lugar”.
Mana Freitas, produtora de eventos da casa, saliente que “o espaço está aberto para eventos culturais, empresariais e privados, neste local criado na medida para celebrar todos os sentidos”.
MOSTRAS
SOBRE AS EXPOSIÇÕES INAUGURAIS
Grandes mestres reconhecidos internacionalmente e talentos contemporâneos compõem as duas exposições que marcam a inauguração do Café Bathé, novo espaço voltado à arte e gastronomia em Curitiba.
No pavimento superior, a mostra do Acervo do Café Bathé é fruto de mais de 15 anos de pesquisa e paixão pela arte. Ganha exposição uma coletânea de respeito, com grandes nomes da arte mundial e brasileira. São 40 obras, sendo 37 pinturas. Estão presentes Picasso, Salvador Dali, Di Cavalcanti, Joan Miró, Portinari, Juarez Machado, Poty Lazzarotto e Inos Corradin. As três esculturas são criações de Botero, Picasso e Mary Andery. Existem obras  antigas, com mais de 60 anos, e outras contemporâneas. Não há uma linha específica de identidade entre estilos ou temas. O critério foi mostrar os principais criadores que fazem parte desta seleção.
Jonas Paim, por sua vez, apresenta 15 telas, numa mostra com suas mais recentes produções. As pinturas, em acrílico sobre tela, seguem o estilo abstrato e figurativo. Na sua fase anterior este gaúcho radicado em Santa Catarina partia de imagens em preto preenchidas pelas cores, agora são as formas geométricas a principal tendência dos seus trabalhos. A partir de um estilo muito particular, sedimentado em 18 anos de carreira, ele trafega por um imaginário povoado por inspirações que vem da música, do movimento dos corpos que parecem dançar e do lúdico. "Estes quadros foram produzidos especialmente para esta exposição, retratando os caminhos pelo qual o trabalho segue neste momento", resume Paim. Ele conta com participação em coletivas e individuais nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
ESCULTURA INTEGRADA
A casa também conta com obras permanentes do artista Tony Reis. Ele assina as intervenções da fachada e jardim interno com suas surpreendentes e ousadas esculturas. As criações transformam paredes e linhas retas em habitats para seus seres imaginários, carregados de interação e movimento junto aos seus emaranhados de materiais naturais que delimitam o espaço, mas nunca o olhar.
Lagartos inspirados em Gaudí sobem as paredes, o aço se torna elemento maleável nas floreiras e placas da fachada, formas orgânicas em madeira que flertam com o abstrato e complementam o jardim interno. Um minotauro em metal, forte e poderoso, guarda a entrada deste labirinto de sensações. “Lembra um guardião da casa", resume o artista. "Uma casa que já nasce com uma proposta bem interessante, dando liberdade para os artistas criarem". 
Exposições:
- Acervo, com originais de Picasso, Poty Lazzarotto, Salvador Dali, Portinari, Di Cavalcanti, Juarez Machado, BIANCO , Inos Corradin, entre outros.
- Jonas Paim.
Local: CAFÉ BATHÉ - R. Desembargador Costa Carvalho, 89 - Batel - Curitiba
Fones: (41) 3026-7006 e (41) 9132-3010
Horário de funcionamento da galeria e do café:
Segundas-feiras, somente a cafeteria, das 10h às 19h
De terça-feira a sábado, das 10h às 21h.
Exposição em cartaz até 22 de setembro
O Café Bathé disponibiliza seu espaço para eventos fechados como lançamentos de produtos, livros, festas particulares e empresariais, aniversários e confraternizações.

Nenhum comentário: