quarta-feira, 29 de junho de 2016

PERSONAGENS GANHAM VIDA EM TEATRO DE SOMBRAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Peça A cortina da babá é baseada em obra infantil da escritora inglesa Virginia Woolf e utiliza técnica aprendida com especialista chinês


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo infantil A cortina da babá, nos dias 09 e 10 de julho. A peça utiliza a técnica do teatro de sombras e é baseada em um texto da escritora inglesa Virginia Woolf.

Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Jun – diretor da maior companhia de teatro de sombras da China – o espetáculo chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz.

Com quatro atores-manipuladores, a montagem parte do texto Nurse lugton’s curtain, de Virginia Woolf, e narra a história de uma babá que cochila enquanto costura uma grande cortina azul, bordada com figuras que representam animais e uma pequena aldeia. Ao quinto ronco, as figuras vão ganhando vida.

Primeiramente, os animais bordados no tecido começam a se mexer. Dirigem-se, então, a um lago para beber água. Depois, as pessoas que habitam uma aldeia, também representada no tecido, saem das suas casas para se divertir. Todos tentam agradar uns aos outros por saberem que estão encantados por uma feiticeira gigante, que é a própria babá. Quando ela acorda, tudo volta ao normal.

O texto foi escrito para uma sobrinha que certa vez visitou Virginia Woolf. O material foi encontrado em meio aos manuscritos do romance Mrs. Dalloway, um de seus trabalhos mais conhecidos.

O teatro de sombras
A técnica de sombras com silhuetas coloridas – que ficou conhecida como sombra chinesa –, revela o colorido e transparências que dão um ar mágico aos bonecos. A tradicional movimentação das silhuetas por meio de varas, feita por trás da tela, é a técnica de base do espetáculo.

Teatro de sombras chinesas por brasileiros
Conduzida pelo Grupo Sobrevento, a montagem foi além de um simples projeto de encenação: envolveu um intercâmbio internacional Brasil-China, troca de experiência entre os principais sombristas do país e grandes especialistas brasileiros em teatro de animação de quase 10 estados, além de uma oficina pública e aberta.

Para a criação do espetáculo, o grupo trouxe ao Brasil, pela primeira vez, Liang Jun, diretor da Cia. de Arte Popular de Shaanxi (China), uma das companhias mais destacadas do país e a representante maior de seu estilo – o Shaanxi. Uma oficina orientada por Liang Jun a especialistas e interessados no assunto atendeu 60 artistas, abrindo e tornando público o processo de montagem de seu espetáculo. Difundiu, assim, o teatro de sombras chinesas – técnica fundamental no campo do teatro de animação –, e provocou uma reflexão sobre o potencial dessa técnica no teatro contemporâneo no Brasil, onde esta forma teatral é pouco conhecida e raramente vista.

Grupo Sobrevento
Em 2016, o grupo comemora 30 anos. Desde 1986, tem se dedicado à pesquisa da linguagem teatral e é considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do teatro de animação. Desenvolve um trabalho contínuo que envolve a apresentação de seu repertório, realização e curadoria de festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do teatro de bonecos. Em suas andanças, viajou por todo o Brasil e apresentou-se em mais de uma centena de cidades, incluindo passagens pela Espanha, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Suécia, Estônia, Argentina, Chile, Colômbia, Angola, Irã e México.



Serviço:
Teatro: A cortina da babá
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 09 e 10 de julho de 2016
Hora: sábado, às 15h e 18h. Domingo, às 15h
Ingressos: vendas a partir de 02 de julho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 14h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: