quarta-feira, 11 de maio de 2016

GAROTO VIAJA PARA PERÍODO DO RENASCIMENTO EM DIVERTIDO ESPETÁCULO INFANTIL NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Com referências à História e elenco acrobático, peça A pulga do arquiteto fica em cartaz nos dias 21 e 22 de maio

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo infantil A pulga do arquiteto, nos dias 21 e 22 de maio. Utilizando elementos do circo e dança, a peça é uma viagem ao Renascimento, com suas descobertas e invenções contadas por uma divertida dupla de personagens.

Em uma noite em seu quarto, o estudioso garoto Pippo está sem sono e se recusa a dormir – prefere ler seus livros de História. Ele, que sonha em ser inventor, acaba recebendo a visita da personagem Pulga, um inseto à procura de alguém para construir uma casa para ela.

O menino se inspira no italiano Filippo Brunnelleschi (1377 - 1446) e suas invenções que marcaram o início do Renascimento – é dele o Domo da Catedral Santa Maria del Fiori, um marco da arquitetura – e aceita o desafio de Pulga. Para isso, embarcam em uma viagem para Roma, onde grandes construções ainda guardam segredos do Antigo Mundo.

A dupla se perde no caminho e sua expedição acaba dando uma passadinha até mesmo na China. Para conseguir alcançar o objetivo, precisam elaborar vários projetos e traspor obstáculos na jornada, fazendo alusão a várias passagens do Renascimento, como as Grandes Navegações, a invenção do Veículo Anfíbio e a descoberta da Perspectiva.

Um telão no fundo do palco ajuda a contar a história, exibindo os desenhos rabiscados por Pippo, além de fotos e mapas dos locais por onde passam. O cenário, que vai se transformando no decorrer da narrativa, é todo suspenso. O recurso propicia cambalhotas, giros e saltos dos personagens, movimentos acrobáticos típicos da Cia. Linhas Aéreas, responsável pelo espetáculo.

A direção é de Débora Dubois, com texto de Paulo Rogério Lopes. O elenco é formado pelas atrizes Isabela Graeff e Ziza Brisola.

Teatro com movimentos circenses
A Companhia Linhas Aéreas foi fundada em 1998 e tem como pesquisa o diálogo entre diferentes discursos artísticosligados ao movimento expressivo e ao uso do corpo e da imagem como narrativa. Cenicamente, trabalha a junção das linguagens do teatro, do circo e da dança.

Criou e produziu 13 espetáculos e recebeu prêmios importantes como Shell de Teatro, Petrobrás Cultural, Fomento ao Teatro, ProAC, Myriam Muniz/Funarte e Fomento à Dança, entre outros. Esteve no Fringe Festival de Edimburgo (Escócia) com a peça Plano B.



Serviço:
Teatro: A pulga do arquiteto
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 21 e 22 de maio de 2016
Hora: sábado, às 15h e 18h. Domingo, às 15h
Ingressos: vendas a partir de 14 de maio (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: