sexta-feira, 6 de maio de 2016

Estudantes pressionam por abertura da “CPI da merenda”


Permanece ocupada por estudantes secundaristas a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a fim de pressionar pela abertura da chamada “CPI da merenda” e contra o sucateamento da educação estadual.

Os estudantes buscam a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue o esquema de desvio de recursos que tem como suspeitos de participação membros do alto escalão do governo do Estado, incluindo o presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB). A operação Alba Branca, que investiga o superfaturamento de preços e pagamentos de propina em contratos de prefeituras do Estado com a Cooperativa Orgânica de Agricultura Familiar (Coaf), começou em janeiro, mas a CPI ainda não teria sido instaurada por falta de quorum nas instâncias pertinentes na Assembleia.

Na segunda-feira, dia 2 de maio, sob o comando de Alexandre de Moraes, secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a Polícia Militar entrou no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, onde funciona a administração das escolas técnicas do Estado de São Paulo, e que estava sendo ocupado pelos estudantes. Posteriormente, a ação foi considerada ilegal pela Central de Mandados do Tribunal de Justiça. Moraes é cotado para ser Ministro da Justiça ou Advogado Geral da União em um governo Temer.

Nenhum comentário: