quinta-feira, 28 de abril de 2016

Mombojó e Laetitia Sadier tocam domingo no Teatro do Paiol



O Teatro do Paiol recebe neste domingo (1º) o show da turnê de lançamento de “Summer Long”, nome dado ao EP que une a cantora francesa Laetitia Sadier, vocalista da banda britânica Stereolab, e a banda pernambucana Mombojó. Além do EP, está sendo lançado nas plataformas digitais do Mombojó um documentário que mostra como foi o processo de composição das faixas, gravadas em fevereiro deste ano, durante um processo de residência artística que os músicos realizaram em Aldeia, Pernambuco. 
Summer Long é originariamente o título de uma música feita entre as bandas para o quinto e mais recente disco do Mombojó (“Alexandre”, 2014). A faixa fala sobre as memórias da infância de Laetitia e Felipe S, vocalista do Mombojó, durante as férias de verão. Com quatro músicas compostas entre Laetitia e Mombojó, o EP é cantado em inglês, português e francês e traz temáticas em torno da origem do seu próprio eu (“The Source”), do poder do corpo e do toque (“Power of Touch”), do vento e das relações amorosas (“C’est Le Vent” e “Berlin Friend”). O repertório do show conta também com músicas das carreiras solo do Mombojó e de Laetitia Sadier.

Sobre Laetitia Sadier – Musicista francesa, radicada em Londres, Laetitia é mais conhecida por ser vocalista da banda franco-britânica Stereolab. Além de compositora e vocalista, Laetitia toca teclado, percussão, guitarra e trombone e é conhecida por suas letras na maioria das vezes abordando temas políticos e sociais. Em carreira solo ela possui três álbuns lançados: The Trip (2010), Silcencio (2012) e Something Shines (2014). 
Laetitia também possui uma extensa participação vocal em outras bandas e projetos musicais, como na música "To the End", do Blur; na faixa "PartyIsntOver/Campfire/Bimmer", do rapper Tyler, the Creator; "New Wave", do também rapper americano Common; em algumas músicas do grupo The High Lhamas, entre outros.

Sobre o Mombojó 
– A banda Mombojó surge em abril de 2001, em Recife (PE). Em 2002 já figurava entre as atrações da 10ª edição do festival Abril Pro Rock, entre outros eventos e festivais de Pernambuco e do Brasil. Em 2004 lança seu primeiro álbum, “Nadadenovo”, despertando a atenção da imprensa nacional como a grande aposta da música pernambucana na época: um grupo que aparecia dez anos após o surgimento do movimento mangue beat e marcava uma nova geração de bandas de Recife. Em 2005 assina contrato com a gravadora Trama e, em 2006, lança seu segundo disco, “Homem-Espuma”. Quatro anos depois voltam à iniciativa independente e lançam o terceiro álbum, “Amigo do Tempo”, em 2010. O “11º Aniversário” é lançado em 2011, como um álbum comemorativo, que contou com a participação de vários parceiros e ídolos da banda, criando releituras para as músicas lançadas nos três discos anteriores.

A banda já foi vencedora de dois prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), em 2004, como Melhor Banda Brasileira, e em 2006, como melhor disco do ano (“Homem-Espuma”). O grupo também já tocou em diversos países: Festival Mastai (Argentina), junto com Mano Chao, Festival Brasil No AR (Barcelona – 2006), Brasil em Portugal (2013), show na cidade de Valladollid (Espanha – 2006), show em Montevidéu (Uruguai – 2013). Participações especiais em projetos próprios e de outros artistas e shows também não faltam: Laetitia Sadier (Stereolab), Andreas Kisser, Manu Chao, Jards Macalé, Odair José, Tom Zé, Fernando Catatau, Daniel Belleza, China, Nação Zumbi, Cannibal (Devotos), Vitor Araújo, Curumin, Céu, entre outros. Em maio de 2014 lança “Alexandre”, seu quinto álbum.
Confira o teaser do processo inicial de composição de uma das músicas do EP Summer Long: https://goo.gl/Htb2I0
Confira o clipe da música “Summer Long”, lançado em março deste ano: https://goo.gl/wtLeq3
Serviço:
Mombojó e Laetitia Sadier – lançamento do EP Summer Long 
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº
Data e horário: 1º de maio de 2016 (domingo), às 19h
Ingressos: R$ 40

Nenhum comentário: