quarta-feira, 9 de março de 2016

CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA SHOW INUSITADO: SAPATEADO, GUITARRA, BATERIA E TUBA

EM FORMAÇÃO INUSITADA, GUITARRISTA E DANÇARINO NORTE-AMERICANOS APRESENTAM ESPETÁCULO QUE MISTURA SOM E MOVIMENTO

De 18 a 20 de março, roteiro musical de Saguibatu passeia por jazz, chorinho, funk, sapateado, samba e percussão corporal

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 18 a 20 de março. o espetáculo de dança e música Saguibatu. No palco, cinco artistas – três norte-americanos e dois brasileiros, apresentam a mistura entre som e movimento, no qual o corpo vira música e a música vira dança.

A junção das primeiras sílabas de cada instrumento dá nome ao espetáculo: sapateado, guitarra, bateria e tuba. A formação inusitada proporciona diálogos inspirados, bem como a exploração de sonoridades diferentes em cima do palco.

A apresentação é um retrato dos caminhos percorridos por Mark Lambert (guitarra), Steven Harper (dança, percussão corporal), Adriana Salomão (dança, percussão corporal), Jimmy Duchowny (bateria) e Pedro Aúne (tuba e contrabaixo), em andanças por culturas e sociedades diversas. O que acontece em cima do palco reflete essa multiplicidade.

Na dança, diversas modalidades são exploradas, principalmente sapateado, dança contemporânea e percussão corporal. O sapateado vai ao encontro dos músicos, afirmando-se como dança e instrumento, num complemento percussivo à música. Por vezes bebendo na fonte da melhor tradição do estilo jazz-tap, o sapateado também recebe contornos soul para a faixa Papa was a rolling stone (The Temptations) ou ginga brasileira, como em Assanhado (Jacob do Bandolim) e Roof garden (Al Jarreau).

No roteiro musical, tem jazz, chorinho, funk, pop, dança contemporânea, sapateado, samba e percussão corporal. O público poderá conferir ainda funk, avant guard, rhythm and blues, samba, choro, bossa nova e baião, formando um grande panorama musical.

O espetáculo foge da relação tradicional de músicos fixos no fundo do palco enquanto os bailarinos ocupam a frente. No show, há integração e participação ativa dos músicos: eles mudam de lugar, integram solos musicais na dança e na ação cênica. A percussão corporal também é explorada: por quase 10 minutos, por exemplo, o espetáculo é movido por palmas, estalos de dedos e batidas de mão.

Os artistas
Mark Lambert - Guitarrista, cantor, compositor e arranjador norte-americano, especializado em  jazz, blues, pop, MPB e música clássica. Durante os anos 90, foi diretor musical da cantora Astrud Gilberto, um dos maiores ícones da bossa nova no exterior. Entre 2001 e 2009, integrou a banda de Ute Lemper, cantora cult alemã radicada em Nova York. Lançou diversos CDs e lidera a mini big-band Mark Lambert & Orquestra Radio Swing.

Jimmy Duchowny - Baterista californiano radicado no Brasil há 25 anos, faz uma mistura do melhor dos dois mundos. Com 42 anos de estudo de bateria, Jimmy já tocou com grandes músicos dos quatro cantos do mundo, incluindo Phil Woods, Toninho Horta, Donny McCaslin, Preservation Hall Jazz Band, Flavio Venturini e Dave Stryker.

Pedro Aune - Tubista e contrabaixista carioca, é bacharel em música pela Unirio. Foi primeiro lugar no 1º Concurso de Contrabaixo Sandrino Santoro, na categoria música popular. Como tubista, tocou em diversos blocos do carnaval carioca e em grupos de dixieland como o Oojazz. Integra a orquestra Fanfarrada, com a qual se apresenta pelo Brasil e no exterior. 

Steven Harper - Sapateador, coreógrafo, professor e produtor, é um dos principais incentivadores da arte do sapateado no Brasil. Abriu caminho para o sapateado em eventos de grande repercussão, como Festival de Jazz de Montreux, Suíça (2000), Festival Back 2 Black (2009, acompanhando a cantora Mart’nália), desfile de Carnaval do Rio de Janeiro (2011, coreografando um carro alegórico com 40 sapateadores), Rock in Rio (2011, palco Rock Street) e Rock in Rio-Lisboa (2012). Organiza, junto com Adriana Salomão, o festivalTap in Rio.

Adriana Salomão - Bailarina carioca conhecida pela sua versatilidade. Com mais de 20 anos de experiência profissional, transita à vontade nas linguagens do jazz, dança contemporânea e sapateado. Integra as companhias Steven Harper e Nós da Dança, com as quais realizou turnês pelo Brasil e no exterior.



Serviço:
Música e dança: Saguibatu
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 18 a 20 de março de 2016
Hora: sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: vendas a partir de 12 de março (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: