quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O Enigma Chinês de Wladimir Pomar


O Enigma Chinês 
de Wladimir Pomar

450 pags

enigma-chines
Oportuna publicação sobre o maior parceiro do Brasil, e uma das economias mais influentes do mundo. (E.C.)


Em 'O enigma chinês', Wladimir Pomar estuda a história chinesa e seus acontecimentos pelo ângulo materialista. Procura nas condições econômicas e sociais as explicações para as decisões e ações políticas que transformaram o antigo 'país do meio'. A herança de atraso e miséria legada pela velha geração feudal, capitalista burocrática e imperialista é repassada para mostrar os condicionamentos a que foi submetida a geração que fez a revolução e passou a construir a nova sociedade. O livro traça os contornos do socialismo à chinesa, com seus componentes principais e seis contrastes.


O Enigma Chinês – Capitalismo ou Socialismo, foi publicado em 1987. Nove anos após o início dos reajustamentos políticos, econômicos e sociais decorrentes dos efeitos da revolução cultural chinesa e da abertura da China para os investimentos estrangeiros. Ou sete anos após o início das reformas em seu socialismo. Talvez por essa proximidade com o início de tais reformas, O Enigma Chinês – Capitalismo ou Socialismo tenha sido encarado com o mesmo ceticismo com que a China era vista naquele momento, à esquerda e à direita. À esquerda porque muitos marxistas consideravam inconcebível que o socialismo comportasse a convivência da propriedade social com a propriedade privada para desenvolver as forças produtivas. À direita porque os teóricos burgueses não concebiam que tal convivência e tal dualidade cont 

O Autor
Wladimir Pomar nasceu em Belém do Pará, a 14 de julho de 1936, filho de Pedro Pomar e Catarina Torres. Desde os cinco anos, conheceu a vida da clandestinidade, pela perseguição que a polícia do Estado Novo de Vargas movia às atividades do Partido Comunista do Brasil (PCB), do qual seu pai era membro.


Lançamento
Publicações Fundação Perseu Abramo

Nenhum comentário: