sábado, 9 de janeiro de 2016

Três concertos neste fim de semana reúnem grupos de metais e percussão



            Grupos e orquestras de metais e percussão estão na programação deste fim de semana da 34ª Oficina de Música de Curitiba. São três concertos. O primeiro será realizado pela Gênesis, orquestra curitibana com quase 15 anos de existência e aproximadamente 30 integrantes. O grupo, regido pelo maestro Vagner Gonçalves Franco, se dedica a um repertório ousado, abrangente e diversificado, extraindo com precisão as características sonoras dos instrumentos. Neste concerto, apresentará obras de Tchaikovsky, Steven Ponsford e Paul Lovatt-Cooper.
O maestro Vagner Franco também dirige o concerto da Orquestra de Metais que se apresenta no domingo pela manhã, às 11h, no Memorial de Curitiba. No programa estão obras de John Williams, Ted Huggens e Rossano Galante.
           
Percussão - Os professores de percussão da Oficina de Música, Ricardo Bologna e Eduardo Leandro se apresentam às 18h30 de domingo, no Teatro do Paiol. O concerto é a oportunidade de conhecer o virtuosismo de dois percussionistas brasileiros com carreira internacional.
Eduardo Leandro é professor de percussão e regente do grupo de música contemporânea da Universidade de Stony Brook (Nova York), tendo atuado como diretor de estudos de percussão na Universidade de Massachusetts e professor no Conservatório de Genebra. Foi percussionista principal do grupo Champ d’Action, na Bélgica, além de ter tocado regularmente com a Orquestra do Concertgebouw (Amsterdã).
            Ricardo Bologna conquistou em 1995 o Primeiro Prêmio de Virtuosidade “avec distinction”, no Conservatório de Música de Genebra (Suíça). Com Eduardo Leandro fundou o Duo Contexto, que realizou várias apresentações pela Europa. Em 1996, o duo ganhou o primeiro prêmio no “Internationaler Musikwettbewerb für die jünge Kultur”, em Dusseldorf (Alemanha). Ricardo Bologna integrou o “Ensemble Contrechamps” de música contemporânea, com o qual participou de festivais internacionais de música em Paris, Roma, Lyon e Milão e gravou vários CDs. Foi percussionista convidado da “Orchestre de la Suisse Romande”, com quem gravou CDs e excursionou pelo Japão e Estados Unidos. Atualmente, Ricardo Bologna integra o Percorso Ensemble, grupo especializado na execução do repertório dos séculos 20 e 21.

Parceiros - Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2016 tem o patrocínio da Copel, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apoio do Banco do Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Lumen FM, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Serviço:
34ª Oficina de Música de Curitiba
Gênesis – Orquestra de Metais e Percussão
Local: Praça do Iguaçu – Memorial de Curitiba
Data e horário: 9 de janeiro, às 22h30
Ingressos: gratuito

Orquestra de Metais
Local: Praça do Iguaçu – Memorial de Curitiba
Data e horário: 10 de janeiro, às 11h
Ingressos: gratuito

Concerto de Percussão com Ricardo Bologna e Eduardo Leandro
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro)
Data e horário: 10 de janeiro, às 18h30
Ingressos: R$10 e R$ 5


Nenhum comentário: