quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

companhia brasileira de teatro faz temporada de PROJETO bRASIL em Curitiba


Espetáculo, produzido com patrocínio da Petrobras, fica em cartaz de 13 de fevereiro a 6 de março no Teatro José Maria Santos - Depois continua turnê nacional iniciada no Rio de Janeiro
 
Percorrendo turnê nacional, o novo espetáculo da companhia brasileira de teatro, "PROJETO bRASIL", terá uma temporada em Curitiba entre 13 de fevereiro e 6 de março. O trabalho já foi indicado a diversos prêmios, e será apresentado no Teatro José Maria Santos, de quinta-feira a domingo, às 20h. Resultado de dois anos de pesquisas, intenso trabalho e viagens para as cinco regiões do país, a montagem traz um conjunto de performances criadas a partir da reflexão dos artistas sobre o país. "PROJETO bRASIL" tem direção de Marcio Abreu e conta no elenco com os atores Giovana Soar, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan e o músico Felipe Storino.
 
A estreia nacional ocorreu no Rio de Janeiro, em outubro, após uma pré-estreia com apenas três sessões em Curitiba, todas lotadas. Em janeiro deste ano retomou a estrada, com agendas em Brasília (14 a 17 de janeiro, no CCBB) e Manaus (27 e 28 de janeiro, no Teatro Amazonas). Depois da temporada na capital paranaense, a companhia levará "PROJETO bRASIL" para Porto Alegre, Salvador e São Paulo.
 
"PROJETO bRASIL" vem tendo uma ótima repercussão. Nesta semana, foi indicado na premiação da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro nas categorias melhor ator (para Rodrigo Bolzan) e melhor autoria (Soar, Abreu, Naira e Bolzan). O resultado sai em março. Já o Prêmio Questão de Crítica, realizado pela revista eletrônica de mesmo nome, e cujos vencedores serão divulgados em abril, indicou o espetáculo em oito categorias: espetáculo, direção, dramaturgia, ator (Bolzan), atriz (Soar), cenografia (Fernando Marés) e direção musical/trilha original (Felipe Storino). Com o trabalho anterior "Krum", a companhia brasileira de teatro acaba de vencer o Prêmio Cesgranrio de Teatro, no Rio de Janeiro, na categoria melhor espetáculo.
 
REFLEXÕES ARTÍSTICAS DE UMA LONGA JORNADA
 
Entre 2013 e 2014, a companhia brasileira de teatro viajou por capitais das cinco regiões brasileiras, passando por Salvador, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília. Foram apresentados espetáculos de seu repertório e, numa outra frente, o grupo realizou seminários, palestras, leituras e vivências com o público e outros artistas. As andanças não se deram apenas em ambientes artísticos ou culturais, mas também em outros cantos das cidades visitadas.
 
Dessas viagens, trocas de informações com pessoas diversas e, também, das reflexões artísticas que o percurso gerou, foi montado um mosaico criativo. O resultado está entrelaçado na sequência de cenas de "PROJETO bRASIL". Elas são independentes e em formatos diversos, que privilegiam ora a fala, ora a música, o corpo, a luz - como define Marcio Abreu, “discursos”.
 
FALAR, SEM FALAR
 
“Mas não são discursos unívocos, nem iguais na forma”, diz o diretor. “O espetáculo traz um conjunto bem heterogêneo que inclui palavra, performance, música, teatro. É mais sensorial do que narrativo; convoca, implica, provoca”. Os integrantes da companhia se deixaram afetar pelos encontros com outros criadores brasileiros e com o público teatral, pela vivência espontânea, pelos muitos materiais, pensamentos e ações produzidos nesse trajeto. O primeiro fruto disso tudo é o que vem ao palco. Não se trata, reitera Abreu, de um retrato documental, mas sim da reverberação artística da experiência.
 
Assumindo os riscos de criar uma peça a partir do olhar para o país num momento como o de hoje, a companhia brasileira de teatro se dedicou à tarefa com o rigor técnico, o apreço pela pesquisa e a inquietação que lhe são peculiares. As rotas percorridas, as situações vividas, histórias e bibliografias lidas, o caminho foi aos poucos sendo construído.
 
"Desde o começo não queríamos falar explicitamente sobre o país", conta o diretor Marcio Abreu. "Com o decorrer do trabalho, isto se concretizou: falar sem falar expressamente, tratar de outras coisas para tratar do Brasil. Esta outra dimensão de trabalho é um reflexo também da impossibilidade de falar sobre o país, num momento onde as coisas ainda estão acontecendo, numa velocidade muito grande". A impossibilidade de dar conta de tudo por meio da palavra também refletiu no formato do espetáculo, com uma aproximação no rumo de outras formas de expressão como a performance.
 
A MONTAGEM
 
O preto sobre o preto está em cena, e num sobrepalco redondo se instala uma floresta de microfones – alguns são utilizados, outros não -, como se estivessem prontos para um pronunciamento. E a fala acontece, de fato, mas não da forma mais convencional.  É neste cenário que são realizadas as cenas independentes que compõem o "PROJETO bRASIL". Há momentos de texto propriamente dito, inspirados em discursos reais, como a Ministra da Justiça da França Christiane Taubira ou o ex-presidente uruguaio Jose Mujica, bem como criações da própria companhia, além de cenas que buscam outras possibilidades de expressão.
 
São tratados temas como política, igualdade, consumo exacerbado, economia de mercado, ética, o caráter descartável de tudo na nossa sociedade, a ânsia por compreender e se comunicar.  Outras questões remetem ao trabalho do grupo, como o papel do ator, do teatro e da arte. Os figurinos, também em preto, remetem a um “fim de festa”, como define Marcio.
 
PATROCÍNIO
 
O "PROJETO bRASIL" nasceu da inserção do grupo na seleção pública de Manutenção de Companhias de Teatro da Petrobras, que concede patrocínio por três anos para pesquisa, montagem e circulação. No primeiro ano, foi realizada a circulação com as cinco peças do repertório pelas cinco regiões do Brasil. Em cada escala, também dedicaram-se à troca de informações com artistas e anônimos, plateias e transeuntes.
 
Marcio Abreu e a companhia vêm de grandes sucessos no Brasil e no exterior, como Vida (2010), Esta Criança (2012) e Krum (2015). Com essa nova montagem, delineiam-se novos rumos, de recriação da sua dramaturgia já muito particular, desde os ensaios até a montagem, afirmando-se em um novo desafio de linguagem.
 
PROJETO bRASIL em Curitiba
 
DATA: De 13 de fevereiro a 6 de março
HORÁRIOS: quinta-feira a domingo, 20h - Classificação indicativa: 16 anos
INGRESSOS: R$ 20 e R$ 10
Funcionários da Petrobras com crachá e clientes Petrobras com cartão pagam meia entrada na compra de até 02 ingressos. Associados do Clube do Assinante Gazeta do Povo e associados da SATED têm desconto de 50%. Desconto não cumulativo com outros benefícios previstos em lei. Não serão aceitos cheques.
 
FICHA TÉCNICA:
 
Direção: Marcio Abreu
Elenco: Giovana Soar, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan
Músico: Felipe Storino
Dramaturgia: Giovana Soar, Marcio Abreu, Nadja Naira, Rodrigo Bolzan
Trilha e efeitos sonoros: Felipe Storino
Assistência de Direção: Nadja Naira
Direção de Movimento: Marcia Rubin
Orientação de texto e consultoria vocal: Babaya
Iluminação: Nadja Naira e Beto Bruel
Cenografia e contrarregragem: Fernando Marés
Figurino: Ticiana Passos
Direção de Produção e Administração: Cássia Damasceno
Produção Executiva: Isadora Flores
Produção e operação técnica: Henrique Linhares
Projeto Gráfico: 45JJ
Fotos: Elenize Dezgeniski, Marcelo Almeida e Nana Moraes
Assessoria de Imprensa: Fabiano Camargo (FC Comunicação)
Cenotécnico: Anderson Quinsler
Artistas Colaboradores: Ranieri Gonzalez, Edson Rocha, Renata Sorrah, Cássia Damasceno
Oficinas de aprimoramento: Eleonora Fabião, Erelisa Vieira
Seminários: Eleonora Fabião, Mario Hélio Gomes de Lima, André Egg, Sandra Stroparo, Itaércio Rocha e Aly Muritiba.
Entrevistas e Encontros: Dona Eva Sopher, Hélio Eichbauer, Maestro Letieres Leite, Sr. Dimitri Ganzelevitch, Fabiano de Freitas e Teatro de Extremos, Favela Força, Bruno Meirinho, Ilê Ayê
 
 

Nenhum comentário: