quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Carnaval burlesco: evento traz shows de pin-ups a Curitiba neste sábado, 30



Imagem inline 1
Miss G: artista produtora do evento já esteve nos palcos de Berlim, Kyoto e Nova York (Foto: Mariana Bley)

Neste final de semana Curitiba recebe um evento pouco comum na capital. Várias artistas do burlesco farão números durante o evento “Ó Abre Alas: Cabaré Burlesco e Festa de Pré-Carnaval”, que será realizado neste sábado (30), no La Bamba, espaço cultural que fica no bairro Cabral. O evento conta também com outras surpresas musicais.

Mas afinal, o que é o burlesco? Em resumo, são números de artistas que utilizam o tempo de uma música para realizar uma dança cômica e ao mesmo tempo sensual. Dessa forma, artistas trabalham sobre um tema, e a performance normalmente envolve um strip-tease (mas sem ficar totalmente nuas). O "tease", palavra que significa "provocação" em inglês, talvez seja o que mais define o burlesco, uma arte cênica que tem no jogo com o público sua maior força. Nesse caso, o mote das performances é o carnaval.

Entre as atrações está o batismo de cinco novas artistas do burlesco de Curitiba. O evento é organizado pela curitibana Miss G, que já esteve nos palcos de Berlim, Kyoto e Nova York, e que recentemente apareceu na minissérie Ligações Perigosas, da Rede Globo, num cabaré dos anos 1920 dançando com uma cobra.

Outro grande atração de destaque do evento é a pioneira do Burlesco no Brasil, conhecida como Sweetie Bird. Ela, que também é norte-americana, fará um número especial para o evento antes de se mudar definitivamente do Brasil para Las Vegas, nos Estados Unidos. Sweetie também é conhecida do grande público por participar do quadro Cozinha ao Ponto, do programa Pornolândia, que vai ao ar pelo Canal Brasil.

Também estão confirmados cabarés cantantes, discotecagem temática (carnaval, burlesco, vintage) num ambiente onde também haverá bar e boutique de lingerie.

O BURLESCO

O burlesco ainda é pouco conhecido no Brasil. Isso não quer dizer que seja totalmente estranho a nós. Sua história remete aos teatros populares realizados nas feiras europeias no século XVI, ou mesmo antes. Aqui no nosso país, as vedetes do teatro de revista são as que mais representam o espírito burlesco. Artistas como Luz del Fuego, Elvira Pagã, Virgínia Lane, Norma Bengel e até mesmo Dercy Gonçalves, são alguns nomes lembrados até hoje.

Uma das cenas mais icônicas do burlesco para o público de hoje, é o final do blockbuster  "Elvira, a Rainha das Trevas", na qual a personagem faz um número girando seus pasties (acessórios colocados nos seios e que são manipulados tecnicamente pelas artistas para girarem para todos os lados).


SERVIÇO
Ó Abre Alas: Cabaré Burlesco e Festa Pré-Carnaval
Data: 30/01/16, sábado, à partir das 16h
Local: La Bamba Espaço Cultural (Rua São Pedro, 479, Cabral, Curitiba/PR)
Ingressos: R$ 25 pela internet: https://goo.gl/a9g6VK (primeiro lote esgotado!)

PROGRAMAÇÃO
17h: Abertura total com Fulas da Vida (Filhas da Fruta).
17h30: Cabarés e Batismo das Baby Burlesques: Rafa Love - Ruby Hoo - Rany Marshmallow - Mistress Pretty Bonnie - Lima Limão.
18h: Gato Mistério - performance emotiva.
19h: Concurso de Fantasia com premiação para melhor fantasia do público!
20h: William Bellani Cabaré Cantante + Luciano Faccini
20h30: as veteranas Miss G e Sweetie Bird carnavalizam o palco do La Bamba!
21h30: Tutorial de Giro de Peitinhos pra quem comprar os Pasties de Miss G. E Festa! Porque ninguém é de ferro e queremos folia!

Nenhum comentário: